Page 73 - 99

Basic HTML Version

ARTIGO
GRAPHPRINT MAI/10
73
Em 2009, quando a crise econômica mundial atingiu seu nível de maior gravida-
de, a indústria gráfica brasileira demonstrou solidez e capacidade de enfrentar as
adversidades. A produção do setor caiu somente 2,39% no ano passado. O índice
pode ser comemorado como vitória, considerando que o recuo médio observado na
indústria de transformação foi de 6,7%. No universo da indústria gráfica, que reúne
cerca de 20 mil empresas e emprega aproximadamente 200 mil trabalhadores, a
boa performance do emprego em 2009 deveu-se, principalmente, aos segmentos
de embalagens e de impressos comerciais.
No comércio exterior – considerando-se exportações e importações de embala-
gens, impressos comerciais e promocionais, caderno, agendas e outros produtos
gráfico –, o saldo negativo da balança comercial setorial diminuiu 31,23% em re-
lação a 2008. Esse é outro dado positivo, inclusive para o balanço de pagamentos
do País.
Os dados, da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), são coerentes
com os números relativos às estatísticas do mercado de trabalho. Em 2009, quando
o emprego industrial registrou a maior queda dos últimos sete anos, impactado
pela crise mundial, o setor de papel e gráfica foi uma exceção, registrando cresci-
mento de 7,2% em 2009 ante 2008.
O Brasil criou, em janeiro de 2010, 181.419 postos de trabalho, um recorde para
esse mês em todos os tempos. A boa notícia evidencia que o País emerge com
muita força da crise internacional. Obviamente, os segmentos que demitiram mais,
talvez subestimando a força do mercado interno brasileiro, arcaram com os custos
elevados das indenizações trabalhistas. Para a indústria gráfica, que acreditou na
reação nacional, a manutenção dos empregos acabou sendo um investimento com
retorno rápido, substantivo e gratificante.
A indústria gráfica brasileira –
forte crescimento em um ano
de crise mundial
Por Dieter Brandt*
*Dieter Brandt é presidente da Heidelberg para a América do Sul e
presidente da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de
Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica).