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IMPRESSÃO DIGITAL
GRAPHPRINT MAI/10
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A Ferrostaal e a Xerox do Brasil firmaram uma parceria para represen-
tação da linha de impressoras digitais da fabricante junto à indústria
gráfica. Com o acordo, a Ferrostaal passa a oferecer ao mercado as solu-
ções do portfólio de impressão digital da marca, aprimorando a oferta de
equipamentos. A partir de agora, as duas empresas estão aptas a atender
todas as necessidades de impressão dos segmentos de artes gráficas,
tanto o de baixas tiragens como o de alto volume de produção.
O principal objetivo da aliança é unir o conhecimento de mercado em
tecnologia offset adquirido pela Ferrostaal ao know how em tecnologia
digital da Xerox. Para Mário Barcelos, diretor presidente da Ferrostaal, a
Xerox é um nome já estabelecido no mercado que vem para fortalecer a
atuação da Ferrostaal no País. “A palavra ‘xerox’ virou sinônimo de cópia
e poucas marcas no mundo conseguiram se sobressair a ponto de virar
um padrão internacional”, disse o diretor-presidente.
Com a parceria, as duas empresas pretendem ampliar a liderança nesse
segmento por meio da oferta de soluções integradas entre digital e off-
set. Segundo dados da Xerox, a marca lidera o mercado de impressão
digital para ambiente de produção, com 56% de market share. Para 2010,
a expectativa de crescimento de vendas de equipamentos da empresa é
de 38% a 40% acima do resultado registrado em 2009. “Essa expectativa
aumenta com os novos negócios com a Ferrostaal, já que é um acréscimo
que não está incluído nas metas da marca para este ano”, explica o pre-
sidente da Xerox no Brasil, Yoram Levanon.
A atenção da marca para o segmento gráfico vem acontecendo em todo
o mundo nos últimos anos, com o intuito de contribuir com tecnologias
adequadas às necessidades desse mercado. Em agosto de 2009, a Xerox
do Brasil lançou o programa de canais da empresa para soluções de im-
pressão de produção digital. Atualmente, opera com 24 revendas parcei-
ras que trabalham com a companhia em todos os segmentos e Estados
do País. O programa de canais apoia, dá suporte aos canais de vendas,
investe em treinamento e preserva o processo de pré-venda por meio de
uma política de reserva de negócios.
Da esquerda para a direita, o diretor executivo em sistemas de produção
gráfica e impressão de alto volume da Xerox, Fábio Neves, o presidente da
Xerox do Brasil, Yoram Levanon, e o diretor presidente da Ferrostaal, Mario
Barcelos
Ferrostaal e Xerox unem expertise
do mercado gráfico a know how em
tecnologia digital para oferecer aos
clientes as vantagens de um portfólio
mais amplo e completo, com atuação em
digital e offset.
Parceria de peso
Para Fábio Neves, diretor executivo em sistemas de produção gráfica e
impressão de alto volume da Xerox, a marca sempre apostou nas vendas
diretas, mas faltava um parceiro em gráficas para facilitar o acesso a
esse mercado. “Temos impressoras digitais, mas não temos o expertise,
e a parceria com a Ferrostaal amplia ainda mais nosso foco no desenvol-
vimento desse segmento no Brasil, principalmente em cores, em gráficas
e editoras.”
Já a Ferrostaal passou por muitas mudanças nos últimos anos, e uma
delas foi deixar de atender apenas clientes grandes para atingir pequenas
e médias tiragens. “Substituímos os equipamentos alemães e hoje ofe-
recemos, com sucesso, marcas japonesas, como TKS, Ryobi e Horizon”,
acrescenta o diretor-presidente, referindo-se às outras parceiras. “Agora
é a vez de aprendermos a vender a tecnologia de impressão digital.”
Segundo Barcelos, não há nenhuma divergência entre a cultura digital e
a offset, tanto que a Ferrostaal sempre foi uma empresa entusiasta desse
conceito, mas no início da era das cópias digitais o burburinho no merca-
do era que a impressão offset acabaria. “Na época, os empresários acre-
ditavam que a tecnologia digital tiraria seu lucro e seu espaço no merca-
do, mas agora, com o desenvolvimento dessa tecnologia, a mentalidade
antiga foi totalmente ultrapassada. Atualmente, os gráficos descobriram
que são dois processos complementares e que a melhora da qualidade da
impressão digital passou a ser uma opção, mais em conta, para pequenas
tiragens e para produtos personalizados”, completa o diretor-presidente.
Durante a Expoprint 2010, a Xerox, que sempre se apresentou sozinha
em feiras, estará, pela primeira vez, junto com uma parceira. O estande
da Ferrostaal apresentará no evento uma ilha digital cercada por impres-
soras offsets, com ambas as tecnologias, oferecidas dentro do mesmo
ambiente. “O foco na feira será o cliente que não tem condições ou tempo
para visitar exposições internacionais e que trabalha com pequenas e
médias tiragens”, complementa Barcelos, acrescentando que o gráfico
precisa desse conhecimento de mercado e a Ferrostaal estará preparada
para apresentar as melhores soluções.