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DIstribuição de papéis - Serviços
de planejamento cada vez maiores com novos modelos de tran-
sações comerciais. Este é um dos caminhos para garantir pronto
atendimento ao gráfico e a seus clientes finais.”
Competitividade
O diferencial competitivo do setor, na opinião do diretor comercial
da Bignardi Papéis, Alexandre Duckur, será a agregação de servi-
ços no relacionamento entre distribuidores e clientes. “Os produ-
tos e preços se assemelham e a força das marcas consagradas já
não é suficiente para sustentar o crescimento dos negócios, nem
mesmo a manutenção da participação.”
Duckur acredita que os distribuidores mais atualizados terão a seu
favor a preferência dos clientes que, cada vez mais, dão valor aos
serviços e comodidades que os mesmos podem representar para
sua qualidade de vida. “Evidentemente, lembre que os melhores
preços sempre terão impacto na decisão de compra, mas como
se assemelham, a decisão se baseará também em outras consi-
derações. A fidelização será cada vez mais difícil e cremos que a
mesma se baseará em um conjunto de benefícios e serviços que o
distribuidor agregar a suas vendas”, avisa Duckur.
Uma das principais prioridades da Pinhopel Papéis, segundo seu
diretor, Rogério Pinheiro, é a busca contínua para suprir as ne-
cessidades dos clientes. “Tendo em vista a ampla concorrência,
estamos atentos a nossa volta, sempre que possível, fazendo as
negociações que estão ao nosso alcance, priorizando a melhor
opção para o cliente, tanto no preço quanto na qualidade, traba-
lhando com produtos e marcas reconhecidas. A abordagem, para
entender a necessidade do cliente, saber ouvir as necessidades do
mercado e a satisfação interna de nossos colaboradores também
são fundamentais, pois se a equipe estiver motivada isso refletirá
no atendimento dos clientes.”
Como os preços são muito parecidos, observa Ribeiro, da Labate,
é de suma importância a presteza e qualidade dos serviços ofere-
cidos por ocasião da decisão do cliente sobre “de quem” comprar.
“Quanto mais aumentarmos e solidificarmos a ‘zona de conforto’
do cliente na hora da compra mais estaremos nos credenciando
a sua fidelidade.”
Em todas as pesquisas de satisfação que a SPP-Nemo faz, a qua-
lidade do atendimento, os serviços logísticos e assistência técni-
ca, além da qualidade do produto oferecido, são indicados como