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Papéis Especiais
Características
Para um melhor entendimento, devemos ter a correta designação
da categoria papéis especiais. Os papéis podem ser classifica-
dos como especiais por diversos ângulos, como por exemplo pelo
seu acabamento (lisos, texturizados, brilhantes ou foscos), pelas
suas características técnicas conforme destinação (papéis para
impressão laser, jato de tinta, térmicos, autocopiativos), pela sua
composição (papéis com fibras de algodão, papéis reciclados, pa-
péis ecológicos) e assim por diante.
A Filiperson, por exemplo, como maior fabricante nacional de es-
pecialidades em papel, de acordo com o gerente operacional co-
mercial e de marketing, Daniel Grassiotto, dentro de sua linha de
papéis Filipaper, disponibiliza ao mercado consumidor brasileiro
diversos tipos de papéis especiais, além dos papéis para impres-
sões de alta resolução laser ou ink jet com qualidade fotográfica, a
exemplo do que fazem os principais fabricantes de especialidades
em papel no restante do mundo. São papéis finos, usados para
agregar valor aos impressos, como, por exemplo, papéis texturiza-
dos (vergê, casca de ovo, linho, telado, pérsico), papéis coloridos
na massa, papéis artísticos e técnicos, próprios para atividades
genharia), papéis para provas digitais (linhas profissionais laser
e ink jet), papéis para impressoras de grandes formatos (linhas
plotter base água e base solvente), papéis para conservação e
restauração de documentos, papéis de segurança para impressão
de documentos que exijam itens que impeçam ou dificultem falsi-
ficações, papéis e blocos escolares, papéis planos ou em bobinas
para a indústria gráfica, entre outros.
Diversidade e inovação
Como distribuidora, a Vip Papers procura sempre oferecer novi-
dades aos clientes. Luciana Ribeiro, coordenadora de marketing,
afirma que o mercado nacional de papéis especiais vem crescen-
do consideravelmente e, hoje em dia, os clientes procuram cada
vez mais se atualizar para não ficarem para trás. “A concorrência
cada vez maior faz com que o diferencial seja obrigação no mer-
cado de papel e, da nossa parte, como distribuidores, também te-
mos nossa obrigação de apresentar as novidades. Sugerirmos aos
fornecedores novas referências de cores, texturas e gramaturas,
por isso acredito nesse sucesso, pois estamos muito bem repre-
sentados pelas fábricas.”