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SUSTENTABILIDADE
GRAPHPRINT MAR/10
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Com a participação de líderes de todo o mundo, cerca de 900 empresas, entre elas
a Heidelberg, participaram do evento que aconteceu em Copenhague, Dinamarca,
entre os dias 7 e 18 de dezembro, com o objetivo de assegurar um novo acordo
global sobre proteção climática. Esse novo acordo sucederá o Protocolo de Kyoto,
que expira em 2012.
Mesmo antes do evento, a Universidade de Cambridge lançou um comunicado em
que chama os representantes a assinar o acordo e dar um suporte concreto às
medidas globais que visam proteger o meio ambiente. O comunicado afirma que o
aumento da temperatura média global pode ser limitado a um máximo de dois graus
Celsius, comparados aos níveis do período pré-industrial.
“Queremos mostrar que a Heidelberg dá inteiro suporte no que diz respeito aos ob-
jetivos de proteção ambiental presentes neste comunicado, como menor consumo
de energia e produtos e serviços com baixa emissão de carbono, por exemplo. Nós
apoiamos esta iniciativa também com nossas próprias medidas.”, enfatiza Stephan
Plenz, membro da diretoria administrativa responsável pela divisão Equipamentos
da Heidelberg.
A fabricante tem feito trabalha dentro de linhas diretivas da VDMA (Federação de
Engenharia Alemã) na medição do consumo de energia para impressoras planas.
Essas linhas diretivas serão publicadas no início de 2010 e criam uma importante
base para uma avaliação objetiva das impressoras no que diz respeito ao consumo
de energia e eficiência. “Nós gostamos do fato de padronizar critérios de compara-
ção e de que métodos precisos estejam disponíveis quando avaliamos a quantidade
de energia consumida”, diz Plenz.
De acordo com Plenz, uma produção mais “verde” ajuda a conservar recursos e cor-
tar custos. “Do nosso ponto de vista, devido à escassez de recursos e do aumento
do preço da energia, a proteção ambiental não é uma tendência passageira, mas um
trabalho que estamos desenvolvendo já há algum tempo e que terá uma crescente
importância a cada ano”, explica.
Há mais de dez anos a Heidelberg vem exercitando uma abordagem proativa para a
proteção ambiental em toda a sua cadeia produtiva. Exemplo disso é o certificado
ISO, que a empresa tem desde 1996. No que diz respeito à proteção ambiental, a
empresa é afetada em três áreas: nas instalações, no desenvolvimento e produção
dos produtos e, o mais importante, na forma de apoio a seus clientes. “Ao mesmo
tempo, a Heidelberg também apoia seus clientes em todos os aspectos de “impres-
são verde” e está trabalhando intensamente com o objetivo de reduzir o consumo de
Proteção ambiental é
foco da Heidelberg
Stephan Plenz, membro da diretoria administrativa
responsável pela divisão equipamentos da
Heidelberg. “A Heidelberg dá inteiro suporte no que
diz respeito aos objetivos de proteção ambiental,
como menor consumo de energia e produtos e
serviços com baixa emissão de carbono”
Fabricante e líderes de todo o mundo participaram
de encontro que tem como objetivo assegurar um
novo acordo global sobre proteção climática.
recursos, emissões e desperdícios. Um inten-
so diálogo com usuários também é uma im-
portante parte da estratégia,” completa Plenz.
Na Drupa de 2008, a fabricante lançou o Hei-
delberg Eco Printing Award, criado para dar à
indústria gráfica um incentivo a mais para o
assunto meio ambiente e impressão. O prêmio
é concedido a cada dois anos e possui duas
categorias: a que premia o conceito susten-
tabilidade geral da gráfica e a outra é para
soluções específicas da empresa na questão
ambiental.
Além disso, a Heidelberg também é um parcei-
ro oficial para o cálculo de dióxido de carbono
da German Association of Print Media (bvdm),
e publicou recentemente um relatório de sus-
tentabilidade que inclui casos de sucesso e di-
cas para uma gráfica mais “verde”. O relatório
demonstra que a proteção ambiental pode ser
conciliada com um negócio de sucesso e pode
até fazer com que a gráfica ganhe novos clien-
tes. Neste mesmo documento há uma lista de
12 passos para uma empresa mais “verde”.