Page 52 - 95

Basic HTML Version

SUSTENTABILIDADE
GRAPHPRINT NOV/09
52
A Fibria, empresa resultado da incorpo-
ração da Aracruz pela VCP, dá continui-
dade às ações de estímulo às boas prá-
ticas de sustentabilidade e uso de seus
papéis entre os produtores gráficos com
a realização da segunda etapa do tra-
dicional programa “Círculo dos Produ-
tores Gráficos”. Nesta etapa, o “ar” é
o elemento de destaque utilizado como
tema para as iniciativas de estímulo à
preservação da natureza.
Atenta às necessidades de mudanças
nos hábitos de consumo em toda a so-
ciedade, a Fibria elaborou uma cartilha
explicativa que enumera as boas práti-
cas adotadas pela companhia e os cui-
dados necessários para a preservação
do ar que respiramos.
A cartilha, acompanhada de um kit
ilustrativo que remete ao uso correto
deste recurso da natureza, está sendo
enviada aos produtores e profissionais
que atuam em gráficas e agências de
propaganda.
Fibria realiza nova etapa do
círculo de ecoefiência
O “ar” é o segundo elemento e tema
das ações de estímulo às práticas
sustentáveis entre o setor gráfico
realizadas pelo programa de
ecoeficiência da empresa.
A publicação traz dicas que mostram a importância de se andar a pé, utilizar a
tecnologia para evitar deslocamentos e observar alguns cuidados com o carro e
na forma de dirigir, que podem reduzir a emissão de poluentes e o consumo de
combustível, entre outros pontos.
Programa de Ecoeficiência
O programa “Círculo dos Produtores Gráficos” mostra a importância de se preser-
var os cinco elementos fundamentais à vida – água, ar, terra, energia e pessoas –
por meio de ações individuais realizadas entre cerca de 100 empresas do segmen-
to gráfico. As iniciativas são baseadas no conceito de ecoeficiência em celulose
e papel da Fibria, que tem como foco a fabricação de papéis de forma eficiente e
sustentável, respeitando a natureza.
Com o objetivo de difundir esse conceito, o programa busca envolver os produtores
gráficos com os valores da sustentabilidade da Fibria, mostrando que esses ele-
mentos devem ser preservados em todos os processos da cadeia produtiva. Para
isso, a empresa realiza ações específicas e pontuais que destacam cada um dos
cinco elementos fundamentais à vida.
“Nosso objetivo é despertar o uso consciente dos recursos naturais, assim como
impactar de forma criativa os produtores gráficos, que são os responsáveis pela
decisão da escolha e compra de papéis utilizados nas mais diversas aplicações”,
conta Paula Wright, analista de marketing de papéis gráficos da Fibria.
A empresa prevê a realização, até o final do ano, de mais três ações envol-
vendo os próximos elementos do ciclo da sustentabilidade, que são a energia,
terra e as pessoas.