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FEIRAS
GRAPHPRINT SET/09
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Com uma visitação de 40 mil profissionais do setor, a PaperBrasil Escolar
2009 trouxe ânimo para o mercado. Deste total, 9.409 foram de comprado-
res nacionais e internacionais, público que foi à feira para realizar negócios
com os expositores. Apesar de uma pequena retração no número de visi-
tantes, inclusive compradores, na comparação com os anos anteriores, o
resultado já era esperado neste ano complicado. “Isso vem ocorrendo em
vários eventos mundiais e também em feiras de outros segmentos econô-
micos”, constataAbdala Jamil Abdala, presidente da Francal, empresa pro-
motora da PaperBrasil Escolar. De acordo com o executivo, as causas vão
desde fatores macroeconômicos, como o cenário de turbulência econômi-
ca mundial, até a decisão da própria organização de qualificar a visitação.
“Emconversascomasempresas,constatamosque,namédia,oresultadofoi
bom. Os estandes foram visitados por compradores com poder de decisão,
que fecharamnegócios nopavilhão oudeixaramo campopreparadopara as
compras no pós-feira”, diz Wanira Salles, gerente de negócios da Francal.
Outra decisão da Francal, este ano, foi ampliar a atuação da PaperBrasil
Escolar a fim de incrementar os negócios do setor. Neste sentido, hou-
PaperBrasil Escolar 2009
tem balanço positivo
Expositores consideraram o resultado
da feira positivo ao fechar negócios no
próprio pavilhão e fazer contatos que
vão render oportunidades de vendas
para os próximos meses.
ve uma maior ênfase, dentro do mix, nos produtos da linha office (su-
primentos para escritório) e o desenvolvimento de uma série de ações
para atrair um novo tipo de comprador para o evento: os corporativos
e os públicos. A estratégia resultou na presença de 250 desses pro-
fissionais nos quatro dias de realização da feira, número considera-
do satisfatório por se tratar do primeiro ano do novo posicionamento.
Como acontece tradicionalmente na PaperBrasil Escolar, um número
significativo de compradores internacionais compareceu à feira. Além
destes, também vieram para fazer negócios com os expositores brasi-
leiros importadores de 11 países, convidados pela Graphia, programa
de estímulo às exportações da indústria gráfica promovido pela Abigraf
(Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e Apex-Brasil. Os países re-
presentados pelo Projeto Comprador, realizado pela primeira vez na Pa-
perBrasil Escolar, foram Austrália, Colômbia, Panamá, Venezuela, México,
Costa Rica, Uruguai, Equador, Portugal, Peru e Chile.
A feira também contou com56 expositores internacionais daAlemanha,Ar-
gentina, China, Coreia, Equador, Estados Unidos, Índia,Malásia,México, Pa-
quistão, Peru, Portugal,Taiwan eVietnã. Esta edição reuniu 400 expositores
em82milmetrosquadrados,área total disponível dopavilhãodeexposições
do Anhembi, sendo 34 mil metros quadrados de montagem de estandes.
Em continuidade ao novo posicionamento estratégico iniciado este ano,
a próxima edição da feira, de 31 de agosto a 3 de setembro de 2010,
vai adotar um novo nome: Office PaperBrasil Escolar 2010 - 24
a
Feira
Internacional de Produtos, Suprimentos e Acessórios para Escritórios, Pa-
pelarias e Escolas.