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GRAPHPRINT AGO/09
Balanço
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International Paper informa
resultados do segundo trimestre
A International Paper anunciou o lucro líquido preliminar relativo ao segundo trimestre de
2009 a seus acionistas detentores de ações ordinárias, no valor de US$136 milhões (US$
0,32 por ação), em comparação aos US$ 257 milhões (US$0,61 por ação) durante o primei-
ro trimestre de 2009 e US$ 227 milhões (US$ 0,54 por ação) no segundo trimestre de 2008.
Os valores incluem itens especiais em todos os períodos mencionados acima.
Os resultados de operações continuadas e antes dos itens especiais relativos ao segundo
semestre de 2009 totalizaram US$ 86 milhões (US$0,20 por ação), quando comparados
aos US$ 34 milhões (US$0,08 por ação) durante o primeiro trimestre de 2009 e US$ 235
milhões (US$0,56 por ação) no segundo trimestre de 2008.
As vendas líquidas atingiram US$ 5,8 bilhões no segundo trimestre em comparação ao
resultado de US$ 5,6 bilhões no primeiro trimestre de 2009 e US$ 5,8 bilhões registrados
no segundo trimestre de 2008.
Os lucros operacionais no segundo trimestre de 2009 foram de US$ 788 milhões, resultado
superior aos US$ 779 milhões durante o primeiro trimestre de 2009 e US$ 393 milhões no
segundo trimestre de 2008.
“Durante este período de recessão, a International Paper tem consistentemente demons-
trado sua boa capacidade de administrar suas operações apesar do ambiente econômi-
co”, disse John Faraci, presidente do Conselho de Administração e principal executivo da
empresa. “Nosso desempenho no segundo trimestre apresentou novamente resultados
sólidos em termos de receitas e fluxo de caixa. Também estamos à frente em relação aos
nossos planos anteriormente anunciados quanto ao pagamento da dívida.”
“Quando analisamos o atual cenário econômico global,
parece-me que o pior já passou. Não vimos nenhum in-
dício de progresso sustentado nos Estados Unidos, mas,
aparentemente, a demanda está estabilizada em níveis
mais baixos. Vemos melhoras nos mercados de papel na
América latina e demanda sólida e aquecida na China. A
boa notícia é que os estoques de nossas fábricas e dos
canais de distribuição estão baixos, tanto para o seg-
mento de papéis quanto para o de papelão, o que nos
propicia uma confortável situação para eventuais cres-
cimentos de demanda.”
Ao final do segundo trimestre de 2009, a International
Paper tinha US$4,2 bilhões em caixa, além das linhas
de crédito abertas. A empresa também gerou US$1,3
bilhão em termos de fluxo de caixa (caixa resultante de
operações menos reinvestimentos) durante o trimestre,
refletindo o foco contínuo da estratégia em reduzir gas-
tos de capital, otimizando a gestão do capital de trabalho
e reduzindo custos fixos, completado com os créditos
resultantes da utilização de combustível alternativo. A
empresa também amortizou US$ 600 milhões da dívida.
Crescem as vendas de papel da Suzano
As vendas de papel da Suzano apresentaram crescimento no
segundo trimestre de 2009: o volume total de vendas atin-
giu 313,7 mil toneladas, aumento de 34,6% e 10,8% sobre
o trimestre anterior e mesmo período do ano passado, res-
pectivamente.
As vendas de papéis para imprimir e escrever, no período,
representaram 78,6% do volume total de vendas de papel
e atingiram 246,5 mil toneladas, registrando alta de 34,8%
e 13,2% em relação ao primeiro trimestre de 2009 e segun-
do de 2008. As vendas para mercado interno representaram
45,4% deste volume, ou 111,8 mil toneladas.
O volume total de papel cartão comercializado no segundo
trimestre atingiu 67,2 mil toneladas, crescendo 34,2% e
3,1% sobre os três primeiros meses de 2009 e o mesmo
período de 2008, nesta ordem. O mercado interno respondeu por 49,8% das vendas
de papelcartão no trimestre.
No mercado interno, as vendas da Suzano totalizaram 145,3 mil toneladas, ou 18,7%
acima das vendas do trimestre anterior e 9,1% abaixo do mesmo período de 2008.
No mesmo período, o mercado brasileiro de papéis para imprimir e escrever e papel
cartão cresceu, segundo a Bracelpa,14,4% em relação ao primeiro trimestre e retraiu
5,0% em comparação ao segundo do ano passado.
A receita líquida da vendas de papel atingiu R$ 645,2 milhões no segundo trimestre,
18,1% e 9,8% superior ao primeiro trimestre de 2009 e segundo trimestre de 2008
respectivamente. O aumento na receita líquida no trimestre ocorreu principalmente
em função do maior volume vendido no período. No primeiro semestre o volume de
vendas de papel alcançou 546,7 mil toneladas, 1,3% inferior ao acumulado do ano
passado. No entanto, a receita líquida somou R$ 1,2 bilhão, aumentando 3,6% em
relação ao mesmo período do ano anterior.