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GRAPHPRINT JUL/09
ENTREVISTA
ma, onde nós subsidiamos o gráfico para que ele seja ecoeficiente,
em parceria com o Senai, dá conhecimento ao gráfico. Levamos o
Senai para a empresa e ele aponta melhorias, além de ajudar a natu-
reza. A gráfica começará a economizar e temos uma procura muito
grande para esse programa. No ano passado foram quatro gráficas
certificadas e este ano já certificamos uma; há mais sete na fila de
espera. A aceitação é muito grande. O pessoal se interessa muito
pelo tema e tem muitas dúvidas. O pessoal de chão de fábrica está
muito interessado. O conceito é muito bem-aceito; ele sabe como
ajudar a empresa e a sobrevivência dele.
GRAPHPRINT:
Quanto tempo demora para alcançarem a certifica-
ção?
Paula:
De três a quatro meses, cada gráfica, e agora abrimos para
fora do Estado também. Começamos a ampliar o programa, só não
podemos esticar mais por falta de disponibilidade de recursos do
Senai e nosso também. Não adianta fazer uma coisa de massa e
perder a qualidade do serviço. Até 2014 esperamos ter 40 gráficas.
GRAPHPRINT:
É só para clientes da VCP?
Paula:
É só para cliente VCP, porque assim garantimos a cadeia.
Como garantir o papel que a gráfica, que não é cliente da VCP, usa?
Não podemos interferir.
GRAPHPRINT:
Não seria um confronto com o selo FSC?
Paula:
Não, muito pelo contrário, ajudamos na conquista do selo FSC.
É uma ferramenta a mais para a conquista do selo. O FSC mapeia a
cadeia e nós não pedimos separação de nada. O que prezamos, dentro
do programa da VCP, é que a gráfica adote uma filosofia ecoeficiente;
a empresa tem de adotar procedimentos limpos e melhores, não tem
custo nenhum. Jamais entraremos numa gráfica dizendo que a má-
quina dela é muito velha e que gasta muita energia. Após estudo até
apontamos que a máquina é velha, mas a troca ou não é decisão do
cliente. Fazemos um levantamento, apontamos os problemas, mos-
tramos os ganhos e em quanto tempo o investimento retornará e aí o
gráfico decide, ou seja, damos o subsídio para ele tomar a decisão.
O que exigimos é que a empresa tome uma ação de cada um dos
cinco elementos, sendo que o elemento pessoa é obrigatório, além
da conscientização de 70% da empresa do que é ecoeficiência e
porque temos que começar a pensar em economizar recursos.
GRAPHPRINT:
Como inscrever a gráfica?
Paula:
Hoje, na verdade, como temos poucas vagas, oferecemos
para um cliente específico. Nunca tivemos uma recusa. Depois de
cumprida todas as etapas e ações, uma auditoria do Senai entrega
os cinco selos e a certificação. Essa certificação dura um ano e de-
pois desse período o Senai refaz o processo, pois ele deixa algumas
tarefas de casa daquilo que é possível melhorar. Voltamos depois de
um ano e olhamos; se manteve as ações e melhorou, ótimo; caso
não, perde a certificação.
GRAPHPRINT:
Quais as novidades da VCP para 2009?
Paula:
Não temos nenhum lançamento em relação a papel. O que
aconteceu foi a aquisição da Aracruz. O nome está para ser definido
e a previsão é para até o final do próximo mês. Por enquanto não
teremos nenhum lançamento de papel gráfico.
GRAPHPRINT:
Não assusta inovar, adquirir e investir num mundo que
passa por uma crise?
Paula:
A crise passou pelo mercado brasileiro e ele se adaptou. No
Brasil não veio tão forte como em outros países. Acho que foi mais
“O que prezamos, dentro do programa da
VCP, é que a gráfica adote uma filosofia
ecoeficiente; a empresa tem de adotar
procedimentos limpos e melhores”