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GRAPHPRINT JUN/09
Balanço
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alimentação e bebidas elaboradas para consumo doméstico, com cres-
cimento de produção de 0,9% nos mesmos 12 meses (+5,8% de feve-
reiro para março de 2009) e demais bens de consumo não duráveis com
acréscimo de 2,2% no mesmo período (+4,6% de fevereiro para março de
2009), já que todos os demais ramos da indústria apresentaram desem-
penho bastante negativo.
Desempenho do segmento editorial
– O desempenho do segmento edi-
torial deve ser analisado levando-se em conta as suas características
sazonais.
Os primeiros três meses do ano de 2009 foram bastante instáveis para
o segmento gráfico de produtos editoriais. De dezembro de 2008 para
janeiro de 2009, a queda na produção foi de 30%, mas, em fevereiro e
março, a situação começou a melhorar, com incrementos sucessivos na
produção de 9,5% e 15% respectivamente.
Assim, comparando-se o 1º trimestre de 2009 com o mesmo trimestre de
2008, períodos com as mesmas características sazonais, este segmento
da indústria gráfica é o único que apresenta desempenho positivo, com
acréscimo significativo, de 7,5% na produção.
No acumulado dos 12 meses entre abril de 2008 e março de 2009, o
acréscimo na produção é de 0,7%, muito semelhante ao resultado geral
verificado para toda a indústria gráfica brasileira no mesmo período.
Desempenho do segmento de cadernos
– A contração no mercado ame-
ricano, em decorrência da crise internacional e a consequentemente re-
dução nas exportações de cadernos para aquele mercado têm impactado
negativamente a atividade deste segmento.
Com declínios sucessivos na produção – de 9,3% em janeiro de 2009,
em relação a dezembro de 2008; de 31,6% em fevereiro, em relação a
janeiro de 2009; e de 9,5% adicionais em março, em relação a fevereiro
–, este grupo já acumula uma queda de 37% na produção, no 1º trimestre
de 2009 em relação ao último trimestre de 2008, e de 19% em relação ao
mesmo trimestre do ano anterior.
No período acumulado dos 12 meses entre abril de 2008 e março de 2009,
o declínio já é de 6,27%.
Este, portanto, por ser o mais significativo grupo exportador do setor grá-
fico é também o mais impactado com a contração da economia mundial.
Desempenho do segmento de impressos comerciais
– Após o período
de cortes nas verbas de marketing das empresas em reação à crise inter-
nacional, que deprimiram drasticamente compras de impressos comer-
ciais nos meses de novembro e dezembro de 2008, há sinais claros de
gradual recuperação na atividade deste grupo gráfico.
Nos três primeiros meses de 2009 ocorreram aumentos sucessivos nas
encomendas de impressos comerciais, em percentuais de 12,4% em ja-
neiro, 18% em fevereiro e 16,7% em março, em relação ao respectivo
mês anterior.
Analisando-se os resultados acumulados, temos que o 1º trimestre de
2009, já representa incremento de 4,7% na produção em relação ao pés-
simo último trimestre de 2008 para este segmento.
Tal recuperação ainda se mostra insuficiente para compensar as perdas
do final do ano passado, já que a atividade deste 1º trimestre de 2009 é
ainda inferior em 11,6% à do mesmo 1º trimestre de 2008.
No acumulado de 12 meses, entre abril de 2008 e março de 2009, temos
o resultado positivo de 1,59% – o melhor da indústria gráfica (0,71%),
mas ainda capta o efeito positivo das eleições ocorridas entre maio e
setembro de 2008.
TAXA DE CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA
BRASILEIRA DE CADERNOS - % VARIAÇÃO ACUMULADA
(Base: igual período do ano anterior = 100)
Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar
Total ABIGRAF Cadernos
-19,2%
110
100
90
80
70
60
-3,45%
TAXA DE CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO NA INDÚSTRIA
BRASILEIRA DE IMPRESSOS COMERCIAIS - % VARIAÇÃO ACUMULADA
(Base: igual período do ano anterior = 100)
Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar
Total ABIGRAF Impressos Comerciais
-11,65%
120
100
80
60
-3,45%