Revista Graphprint - Edição 195

Artigo GRAPHPRINT Jan/Fev 2020 35 O empreendedorismo no Brasil nunca esteve tão em alta. Segundo uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), chegamos a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total) em 2018. Isso significa que existem 52 milhões de brasileiros com negócios próprios em diferentes setores e regiões do País. Esses números representam o quanto essa modalidade de trabalho vem ganhando força nos últimos meses. No geral, esses negócios são iniciados dentro de casa, transformando a cozinha, sala ou quarto em ambiente de trabalho. O empreendedor começa com aquilo que ele tem nas mãos, conquistando com o passar do tempo mais experiência e capital para se profissionalizar. Quando o negócio ganha mais visibilidade, ou quando o empre- endedor identifica a necessidade de divulgar se divulgar de forma profissional, ele se depara com a missão criar a sua própria identidade visual e, consequentemente, de encontrar fornecedores que entreguem baixas tiragens de materiais promocionais por um preço acessível. Graças à tecnologia, personalizar itens como cartões de visita, embalagens e brindes deixou de ser algo que apenas grandes empresas tinham acesso. Pode parecer muito simples para quem está de fora, mas para o empreendedor é a conquista de algo que sempre esteve longe. Investir em personalização não é um mero benefício de quem está no mercado há muito tempo. É um processo necessário que transforma a jorna- da de um negócio, principalmente quando ele precisa romper a barreira do caseiro para o profissional. Atualmente, é um diferencial competitivo que coloca quem se preocupa em oferecer a marca para o cliente em destaque. A personalização como ferramenta de crescimento do pequeno empreendedor POR HUGO RODRIGUES * *HUGO RODRIGUES, DIRETOR GERAL DA PRINTI so a personalização se faz tão importante. Todos os esforços resultam na criação da experiência, ajudando o empreendedor a ser lembrado e fi- delizando o cliente. Em resumo, vale a pena sonhar. Com tantas ferramentas à disposição, ficou mais fácil tirar um projeto do papel. Afinal, quantas grandes empresas de hoje em dia não nasceram com uma ideia que surgiu na garagem de casa? Graças à tecnologia, personalizar itens como cartões de visita, embalagens e brindes deixou de ser algo que apenas grandes empresas tinham acesso. O consumidor está em busca da compra que vai além do produto: ele quer viver uma experiência. Isso inclui da escolha até de fato receber a compra em casa. O úl- timo passo é um dos mais importantes e é preciso fazer o cliente se encantar com o que ele está recebendo. Todos os detalhes importam, a embalagem, a forma como o produto é colocado na caixa, o cartão de agradecimento da loja e outros. De acordo com o NewVoiceMedia, 50% dos consumidores usam uma empresa mais vezes após uma experiência positiva. A primeira compra do cliente é decisiva. Por is- De acordo com o NewVoiceMedia, 50% dos consumidores usam uma empresa mais vezes após uma experiência positiva. A primeira compra do cliente é decisiva.

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