Revista Graphprint - Edição 195

Mercado Editorial GRAPHPRINT Jan/Fev 2020 30 Vendas de livros no terceiro trimestre de 2019 se mantêm estável na comparação com igual período de 2018 Pesquisa realizada pela Nielsen, em parceria com SNEL, mostra que reestruturações no setor refletiram nos resultados A pesquisa Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizada pela Nielsen em parceria com o SNEL, verificou que o valor das vendas do setor no terceiro trimestre* de 2019 se manteve estável na comparação com igual período de 2018. O levantamento aponta uma variação negativa de 0,87% no valor movi- mentado, somando R$ 377,10 milhões no período. Entretanto, o volume das vendas no período em 2019 registrou uma queda de 3,17% na com- paração com 2018, somando 9,46 milhões de unidades. Apesar dos dois primeiros períodos (7T e 8T) terem apresentado cres- cimento, as vendas nas últimas quatro semanas foram afetadas por re- estruturações no varejo. No comparativo trimestral, a tendência de re- cuperação do mercado se manteve, sain- do de uma queda de 21,2% no primeiro trimestre para 10,65% no acumulado do ano. Nos primeiros três trimestres do ano, o setor vendeu R$ 1,202 bilhão, contra R$ 1,346 bilhão em 2018. “Neste ano, que não começou bem para o varejo livreiro, é motivador perceber o esforço das editoras e livrarias trabalhando para reduzir as perdas, sempre acreditan- do que o problema dos números negativos não deriva da demanda de leitura, mas da reorganização no mercado”, diz Ismael Borges, gestor da divisão de Bookscan, da Nielsen Brasil. A queda no faturamento não foi maior pois, de acordo com a Nielsen, o preço mé- dio dos livros apresentou aumento, saindo de R$ 38,95 (terceiro trimestre de 2018) para R$ 39,88 no terceiro trimestre deste ano, uma variação de 2,37%, abaixo da inflação. A queda do percentual de descontos no acumulado do ano também ajuda a compreender as variações do setor, com diminuição de -1,69** ponto percentual. “O último trimestre será fundamental para continuar a recuperação do mercado. Os meses de outubro e novembro do ano passado foram muito difíceis para a indústria. Temos três eventos importantes para o comércio (Dias das Crianças, Black Friday e Natal), precisamos de ações inovadoras para estimular a compra de livros”, afirma Marcos da Veiga Pereira, pre- sidente do SNEL. Esses dados, segundo Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2019, apresentados pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Edi- tores de Livros (SNEL), ajudam a entender como as reestruturações nas redes de varejo de livros impactaram no segmento. Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. *T. Mercado – Quarter 03: 2018 (18/06 a 09/09/2018) x 2019 (17/06 a 08/09/2019) **T. Mercado – Acumulado WK01 / WK36: 2018 (01/01 a 09/09/2018) x 2019 (31/12/2018 a 08/09/2019)

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