Revista Graphprint - Edição 195

3 GRAPHPRINT Jan/Fev 2020 O percentual de indústrias que pretendem investir neste ano é o maior desde 2014, ano da deflagração da crise econômica. Segundo a pesquisa “Investimen- tos na Indústria”, realizada anualmente pela Confederação Nacional da In- dústria (CNI), em 2020, 84% das empresas afirmam que pretendem investir na operação. Sinal de otimismo no ar! E o foco vai ser em melhoria do processo produtivo. A pesquisa mostra que 36% das empresas apontam que o aumento de produtividade é o grande alvo quan- do pensam em investir; 23% dos gestores assinalaram que pretendem ampliar a capacidade da linha produtiva. O percentual de grandes empresas que pretendem é o maior dos últimos seis anos: 84% pretendem investir em 2020. A preocupação realmente é com a eficiência e a produtividade. A maioria dos investimentos previstos para 2020 envolve a aquisição de máquinas: 67% do total. Desses planos de aquisição, 12% envolvem a compra de máquinas e equipamentos usados. Está aberta a temporada de crescimento em diferentes meios e diversos seg- mentos. Dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) reforçam o pulso do crescimento. A entidade atualizou a projeção de investimentos do setor de flo- restas plantadas e calculou aporte de R$ 32,6 bilhões no período entre 2020 e 2023. Entre 2014 e 2018, o setor investiu, apenas em ampliação, mais de R$ 20 bilhões. Os números englobam os segmentos de celulose, papel e painéis de madeira em seis Estados e representam um aumento na produção de celulose em 3,2 milhões de toneladas; 1,9 milhão de toneladas de celulose Solúvel; 1,2 milhão em papel. Há ainda a previsão de obras para construção de pelo menos sete novas fábricas. A expectativa é que o setor gere nesse período mais de 35 mil empregos durante as obras e outros 11 mil empregos diretos após as unidades entrarem em operação. Segundo dados da associação, deste total, R$ 20,4 bilhões serão investidos em unidades que irão produzir celulose e papel kraftliner para embalagens, refor- çando o protagonismo da embalagem em papelcartão na bioeconomia. Enfim entraremos em um novo patamar de consumo, investimento e novos números bem mais amigáveis aos empresários. Já era hora de o Brasil respirar novos ares. A população agradece, a impressão cresce e aparece. Não podemos esquecer que 2020 é ano de drupa e tudo pode acontecer. Aliás vai acontecer novidades boas o mercado impresso. Toquemos adiante rumo ao sucesso. Boa leitura! Saudações Graphprintenses, Fábio Sabbag Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto (agnelo@agneloeditora.com.br) Diretora Financeira Samantha de Barros (samantha@agneloeditora.com.br ) Publicidade Érica Brandão (erica@agneloeditora.com.br ) Editor chefe Marcos Mila (MTb 26.418) (marcos@agneloeditora.com.br ) Editor Fabio Sabbag (MTb 66.400) (fabio@agneloeditora.com.br ) Edição de Arte e Diagramação Geraldo de Oliveira (geraldo@agneloeditora.com.br) Editor de Fotografias Yuri Zoubaref (fotografia@agneloeditora.com.br ) Gerente de TI Carlos Eduardo Manrubio Cabral (eduardo@agneloeditora.com.br ) Mailing e Assinaturas Fernando Clarindo (fclarindo@agneloeditora.com.br Impressão e Acabamento Gráfica GRASS Rua José Tobias Santos, 37 A CEP 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel 55 11 3837-7979 graphprint@agneloeditora.com.br Ano 23 • Jan/Fev • Nº 195 GRAPHPRINT é uma publicação bimestral da AGNELO EDITORA E COMÉRCIO LTDA. Cir­ culação Nacional. Dirigida às indústrias gráficas, de embalagens, fotolitos e bureaus, editoras, agências de publicidade, fornecedores, univer­ sidades, escolas técnicas, consulados, órgãos governamentais e entidades de classe. Editorial Investimento à vista

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