Revista Graphprint - Edição 195

Gráfica em Destaque GRAPHPRINT Jan/Fev 2020 22 Congraf avisa que cresceu 10% em 2019 Atenta às necessidades apontadas por seus clientes, a Congraf investiu para oferecer um atendimento de excelência Na visão da diretoria da empresa, devido à instabilidade econômica, uma parte dos clientes comprometeu seu planejamento de compras e enviou pedidos com prazos fora do leadtime. Era a oportunidade ideal para investir. E foi isso que a Congraf fez: com- prou mais outro equipamento de corte e vinco (Bobst) para agilizar o fluxo de produção. Em paralelo, também decidiu investir em uma troquelado- ra e cintadeira automática (Polar) para atender a indústria de bebidas que precisa de rótulos com cortes especiais. Para finalizar 2019, a fabricante de embalagem inaugurou o laboratório de análises da gestão da qualidade. “O espaço é um dos pontos fortes da Congraf ”, frisa Sidney Anversa Victor Junior, diretor industrial. “Há reuniões semanais para tratar sobre quesitos de produtividade e inte- grar toda as equipes de todos os departamentos. Assim falamos sobre os desafios e, em conjunto, buscarmos as soluções. Entendemos que essa visão geral é necessária e faz toda a diferença no resultado final quanto ao atendi- mento, prazo, logística e produto, é claro”, avalia Junior. E o cenário para 2020 é positivo também. O setor de embalagens, que registrou crescimento na ordem de 1,1% ao ano entre 2014 e 2018, deve avançar 1,6% até 2024 de acordo com a Associação Brasileira de Embala- gem (Abre). Outro exemplo de crescimento é a área da beleza. O mercado de estética brasileiro cresceu 567% nos últimos cinco anos e a quantidade de profissio- nais aumentou de 72 mil para mais de 480 mil, segundo a Associação Bra- sileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Outro mercado ascendente é o de cosméticos orgânicos que deve atingir US$ 25 bilhões até 2025, segundo a consultoria Grand View Research. Olhando mais profundamente para o setor varejista no Brasil, nos últimos cinco anos, mesmo passando por altos e baixos, houve crescimento. Em 2015 foram abertos 300 mil novos negócios. Entre 2016 e 2017, o número de novos negócios com essa atividade econômica foi muito parecido: mais de 400 mil em cada ano. Já em 2018, o total ultrapassou 500 mil. Apenas na primeira metade de 2019, o número de empresas abertas voltadas para o varejo já ultrapassava 400 mil. A região Sudeste possui mais de 2,2 milhões de ne- gócios com atividades voltadas para esse setor. No Nordeste são mais de 1,1 milhão e no Sul esse nú- mero é de aproximadamente 800 mil. Na região Centro-Oeste são mais de 400 mil negócios ativos e o Norte do país contabiliza cerca de 300 mil. Os da- dos são da Empresômetro, empresa especialista em inteligência de mercado. “Pretendemos continuar investindo principalmente para oferecer novas tecnologias, mercados e demandas. Nossos gestores visitarão a Drupa em busca de lança- mentos e equipamentos que costumam ditar os novos rumos do mercado de embalagens. Um real crescimen- to do país será fundamental para a indústria brasileira refazer as expectativas de rentabilidade”, conclui o di- retor industrial da Congraf. SIDNEY ANVERSA VICTOR JUNIOR, DIRETOR INDUSTRIAL

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=