Revista Graphprint - Edição 195

Impressão digital - Embalagens GRAPHPRINT Jan/Fev 2020 16 A expectativa positiva que começou a crescer no final de 2019 começa a se consolidar em 2020. Entre os sinais de recupera- ção, incluem-se os juros mais baixos, redução continuada do risco país, queda da inflação, expansão do crédito e, principal- mente, a retomada da confiança do empresário. O fato interessante é que o consumo também voltou a crescer. Recente pesquisa sobre Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelou que houve evolução de 2,7% entre janeiro e fevereiro de 2019. Na comparação com fevereiro de 2018, a ICF teve alta de 13,1%. Outro ponto favorável à retomada é que, segundo a CNC, o cenário de inflação e a queda gradual do desemprego impul- sionarão o consumo das famílias. A sinalização de que os juros básicos deverão permanecer inalterados no curto prazo também contribui para o resgate das condições positivas de consumo. O cenário também continua favorável para o mercado de embalagem. O setor, que registrou crescimento na ordem de 1,1% ao ano, entre 2014 e 2018, deve avançar 1,6% até 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). De uma forma geral, a sustentabilidade volta a ser a bola da vez na visão do consumidor. Ao menos é o que mostra a pes- quisa realizada pelo Union + Webster que apontou que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis. O público está mais exigente tanto com a quali- dade dos produtos e serviços quanto com a procedência deles. Com jovens mais engajados em causas sociais e ambientais, po- de ser difícil para uma empresa sobreviver nos dias atuais sem se preocupar com esses temas. Por outro lado, além de visar o lucro, grande parte dos negócios (principalmente aqueles que têm como cliente final o consumidor jovem) tem se reinventa- do e focado em ações que diminuam o impacto negativo de suas ações no planeta e na sociedade em que estão presentes. Fatores antes vistos como menos importantes, tais como a preocupação com meio ambiente, logística reversa, tempo de decomposição, qualidade de vida e desenvolvimento regional, por exemplo, agora passam a ser prioridade para um consu- midor que, acima de tudo, tem estado mais consciente dos impactos da indústria e comércio no meio ambiente e na so- ciedade como um todo. Entra em cena a estética da embalagem. O aumento da renda dos consumidores leva em consideração a estética como um dos principais parâmetros na hora de escolher qual tipo de alimento levar na gôndola do supermercado. Outra clara tendência que chega para movimentar ainda mais o consumo é a efervescência da criação de marcas próprias. Na Europa, as marcas próprias de varejo alcançaram sua maior Digital impresso e embalado Impressoras digitais olham com atenção para o mercado de embalagem e se mostram alinhadas com as novas demandas

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