Revista Graphprint - Edição 195

GRAPHPRINT Jan/Fev 2020 15 Tendências O dado faz parte do estudo Valor Além do Preço, elaborado pela Nielsen, que mostra também que esses consumidores que tendem comprar a linha premium permeiam todas as classes sociais. Este cenário se deve ao fato de as pessoas estarem buscando por produtos com atributos únicos. É importante explicar que ser pre- mium vai além do preço. O estudo observa exatamente este ponto: o consumidor, apesar de atento ao custo, busca por produtos com melhor qualidade, performance superior e que traga vantagens re- almente notáveis em relação aos demais disponíveis no mercado. Ou seja, temos gente disposta a desembolsar mais se o benefício justificar o investimento. A avaliação positiva do segmento esbarra em uma questão estrutu- ral do Brasil: a desigualdade. De acordo com a análise, para avançar por todas as classes sociais, os produtos premium atuam por meio de diferentes estratégias adotadas pelo mercado. Um exemplo dis- so são as embalagens menores, que consequentemente oferecem um desembolso mais acessível. Isso é fundamental quando o setor busca assertividade entre o mix de classes econômicas, levando em conta que para produtos mais caros é preciso planejar opções de acesso aos diferentes públicos. O PODER DAS EMBALAGENS Os brasileiros que se declararam altamente dispostos a pagar mais por um produto premium levam em consideração os seguintes atri- Brasileiros são propensos a comprar produtos premium Mais qualidade, performance superior e experiências diferenciadas. Esses são alguns dos atributos que poderiam fazer os produtos premium ganharem a atenção de um em cada três lares brasileiros, que se declararam propensos ao consumo de itens do segmento PESSOAS QUE COMPRAM POR MAIOR QUALIDADE COSTUMAM PROCURAR INFORMAÇÕES SOBRE A COMPOSIÇÃO DO PRODUTO, ENQUANTO QUEM BUSCA POR ITENS SUSTENTÁVEIS ESTÁ LIGADO A UMA POSTURA DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL butos como fundamentais para a classificação neste segmento: alta qualidade (47%), função ou performance superior (46%), oferece um diferencial – algo que nenhum outro produto tem (41%), in- gredientes 100% naturais ou orgânicos (36%), materiais sustentá- veis (35%), socialmente responsáveis (31%) e de origem interna- cional (20%). A escolha também está diretamente relacionada com hábitos. Por exemplo, pessoas que compram por maior qualidade costumam procurar informações sobre a composição do produto, enquanto quem busca por itens sustentáveis está ligado a uma postura de responsabilidade ambiental. Além do mais, 78% dos consumidores propensos a premium compram seus produtos de preferência mes- mo que não esteja em promoção. O estudo indicou também que 43% dos lares com consumidores online é composto por um perfil mais exigente. Ao experimenta- rem um produto premium, 47% declarou usar pesquisas como in- fluenciador de compra, 36% por recomendação e 33% devido à publicidade online. Outro aspecto importante com relação aos canais de compra é que o consumidor premium, com gasto médio 20% mais alto, é es- tratégico para o e-commerce. Aos que que tendem a gastar com esses itens no digital, 73,4% se disseram impactados por anúncios online e 34,9% gostam de interagir com a marca por meio das redes sociais.

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