Revista Graphprint - Edição 194

Embalagem GRAPHPRINT Nov/Dez 2019 48 Rastrear produtos por RFID, acessar in- formações por QRCode, impedir a falsi- ficação de embalagens, retardar o amadu- recimento de alimentos e alertar quando um produto está para vencer graças as Smart Packaging, ou embalagens inteli- gentes. Esses são apenas alguns exemplos das tecnologias que estão sendo aplicadas pela indústria no mercado mundial. Mas no Brasil ainda não são tão comuns como em outros países. Mesmo assim, há inicia- tivas importantes que podem fazer com que avancem também por aqui. Isabella Salibe, gerente Comercial e de Marketing da Abre (Associação Brasileira de Embalagem) destaca que a evolução em outras partes do mundo levará as empre- sas brasileiras a adotarem as embalagens inteligentes. “Considerando o crescimento recente que esse mercado vem apresentando mundialmente, a expectativa é que as mar- cas comecem a utilizá-las cada vez mais”. As novidades e tendências deste mercado serão apresentados na Intechtra, nova feira técnica promovida pela Messe München do Brasil, que acontecerá entre os dias 31 de março e 3 de abril de 2020 no Expo Cen- ter Norte, em São Paulo. A Intechtra, que será realizada a cada dois anos, é membro da rede global da drinktec, principal feira de negócios do mundo para a indústria de bebidas e alimentos líquidos em Munique. A vantagem das embalagens inteligentes, de acordo com Isabella, atinge tanto os consumidores quanto os agentes envol- vidos na cadeia de produção, trazendo, Quando a embalagem se torna uma plataforma aberta à tecnologia ISABELLA SALIBE, GERENTE COMERCIAL E DE MARKETING DA ABRE (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGEM): “EM UM PRIMEIRO MOMENTO SERÁ NECESSÁRIO FAZER INVESTIMENTO, MAS ELE SERÁ RECOMPENSADO EM MÉDIO PRAZO, POIS AO EVITAR PERDAS SE DIMINUI OS PREJUÍZOS E DEVOLUÇÕES DE PRODUTOS.” É fato: as embalagens inteligentes estão revolucionando o mercado mundial entre várias contribuições importantes, maior sustentabilidade e economia para os negócios. “Em um primeiro momento será necessário fazer investimento, mas ele será recompensado em médio prazo, pois ao evitar perdas se diminui os prejuízos e devoluções de produtos”, garante. Os benefícios das embalagens inteligentes não se restringem apenas à entrega de uma experiência positiva para o consumidor final. Isabella lembra que ao oferecer informações precisas sobre os produtos, elas se tornam úteis para a indústria como um todo, desde o transporte até o armazenamento. REAIS CONDIÇÕES DO PRODUTO A executiva lembra que a principal carac- terística das embalagens inteligentes é a presença de tecnologias capazes de comu- nicar as reais condições de um produto ou do ambiente em que ele se encontra. “Elas podem indicar desde oscilações na lumi- nosidade até informações sobre a qualida- de de um alimento -- como alterações que indiquem seu vencimento, por exemplo”. No entanto, Isabella deixa claro que, “quando falamos em tecnologias, não esta- mos nos referindo necessariamente àquelas digitais e conectadas à internet”. A maioria das embalagens inteligentes utiliza sensores simples -- como monitores químicos e de pH -- que interagem com a atmosfera inter- na e detectam a presença de gases, umidade e outros marcadores de qualidade. “As embalagens inteligentes contam com sensores que apontam o grau de amadu- recimento de produtos FLV, frios e carnes e peixes. Essa é mais uma garantia pa- ra que o consumidor adquira alimentos mais frescos e de qualidade. Este tipo de embalagem permite um menor manuseio dos produtos por parte dos consumidores, fator que muitas vezes faz com que a qua- lidade de frutas e verduras seja comprome- tida”, afirma Isabella.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=