Revista Graphprint - Edição 194

GRAPHPRINT Nov/Dez 2019 43 Panorama Embalagens de papel mantém curva ascendente no primeiro semestre LUDWIG ALLGOEWER, PRESIDENTE DA AFEIGRAF:“POR ENQUANTO TEMOS RETRATOS DE MOMENTO QUE ESTÃO SENDO COMPARTILHADOS COM O MERCADO POR MEIO DOS BOLETINS. COM O TEMPO, ESSAS FOTOGRAFIAS VÃO COMPOR UM FILME INDICANDO TENDÊNCIAS QUE NOS PERMITIRÃO FAZER PROJEÇÕES BASEADAS EM DADOS REAIS.” Crescimento em alguns segmentos atendidos pela indústria gráfica, como produtos alimentícios (0,2%) e fabricação de bebidas (5,7%), pode explicar elevação de 2,9% na produção de embalagens de papel no primeiro semestre, segundo o Boletim Econômico da Afeigraf Recentemente, o terceiro Boletim Econô- mico da Afeigraf, Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insu- mos para Indústria Gráfica. Os números sinalizam o encolhimento de 5,9% no segmento gráfico, na comparação entre junho de 2019 e igual período no ano passado. Entre as seis atividades anali- sadas para a definição do desempenho ge- ral da indústria gráfica, a única que segue com números positivos é a fabricação de embalagens em papel, papelcartão e pape- lão ondulado, com elevação de 2,4% na comparação entre junho de 2019 e junho de 2018, e de 2,9% confrontando-se o de- sempenho no primeiro semestre deste ano com o resultado de 2018. O boletim, trimestral, é na verdade a face visível de um trabalho que a Afeigraf ini- ciou no começo de 2019, que é o acompa- nhamento do comportamento do mercado por meio do estudo dos números do setor. A entidade contratou uma empresa especia- lizada, a Websetorial Consultoria Econô- mica, que desde então vem debruçando-se sobre os indicadores dos vários segmentos que compõe o universo da impressão. Até agora os boletins têm trazido o cruza- mento de dados secundários provenientes estão sendo compartilhados com o merca- do por meio dos boletins. Com o tempo, essas fotografias vão compor um filme in- dicando tendências que nos permitirão fa- zer projeções baseadas em dados reais”, diz Ludwig Allgoewer, presidente da Afeigraf. Os associados da entidade terão acesso às análises completas e os dados gerais conti- nuarão a ser divididos com o mercado por meio dos boletins econômicos e também através de newsletter. de organizações governamentais e entida- des de classe como IBGE, Receita Federal, Banco do Brasil e Fiesp. Mas o alvo da Afeigraf, como comenta Jorge Maldonado, membro do grupo de estudos econômicos, é a coleta e análise de dados primários, com informações obtidas diretamente nas gráficas. “É nesse estágio que estamos ago- ra e as informações que vamos obter serão de vital importância”, afirma Maldonado. Planos do estudo A meta é desenhar um panorama detalhado do setor gráfico no Brasil, desde o contin- gente de gráficas ativas, passando pelo perfil dessas empresas, os fatores que têm influen- ciado o desempenho de cada parcela do mercado, até a movimentação na demanda por equipamentos, sistemas e insumos. “Há tempos a indústria gráfica convive com a ausência de números. Nos faltava parâmetros que indicassem para onde es- tamos caminhando, os hábitos de investi- mento, curvas de rentabilidade. Dessa la- cuna nasceu esse trabalho”, comenta Ray- mond Trad, também integrante do grupo de estudos econômicos da Afeigraf. Os primeiros resultados da pesquisa devem ser divulgados no início de 2020. “Por en- quanto temos retratos de momento que

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=