Revista Graphprint - Edição 194

GRAPHPRINT Nov/Dez 2019 27 aos novos tempos, e que, apesar de veículos de comunicação esta- rem lançando conteúdo online, trata-se de um ciclo em que ambas as plataformas (digital e impressa) se complementam. Isto é, cabe às empresas de mídia lançarem mão de todos os canais disponíveis de forma integrada para atingir seus públicos – sobretudo, os da nova geração. O inverso também é real: plataformas de serviços online estão usando a mídia impressa para campanhas. CARLOS JACOMINE, PRESIDENTE DA ABRO E DIRETOR DA GRÁFICA PLURAL: “Por questões de tributação, o papel imune, usado na impressão editorial, tem um valor consideravelmente menor do que o usado em outros processos gráficos. Contudo, nem sempre enxergamos uma postura ética no mercado, de modo que o papel imune passa a ser usado também para a impressão de itens que fogem ao seu escopo.” A iniciativa envolve, ainda, a participação de um comitê de de- senvolvimento, do qual fazem parte representantes de gráficas de vários portes, e membros de entidades ligadas ao setor papeleiro, como Andipa (Associação Nacional de Distribuidores de Papel) e Ibá (Indústria Brasileira de Árvores). “Dessa forma, o Selo Papel Legal tem como objetivo estimular boas práticas por parte das gráficas, e informar ao mercado que o papel usado para o impresso que está em suas mãos seguiu todas as regras éticas e tributárias, o que transmite mais segurança e confiabilida- de. Agora, vamos trabalhar para que a ideia se expanda, inclusive buscando apoio no Governo Federal”, disse Jacomine. Para receber a certificação, a gráfica deve passar por auditorias pe- riódicas, que avaliarão as ações em concordância com diretrizes e conformidades estipuladas. Também devem seguir procedimentos adequados que podem variar de acordo com o porte da empresa. O certificado foi entregue a quatro gráficas durante o evento: Plural, Posigraf, Edigráfica e Log Print. O PrintSummit 2019 foi uma realização da Abro, Sindigraf – SP (Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo) e Two Sides, com oferecimento da Afeigraf (Associação de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica). “Cabe às empresas de mídia lançarem mão de todos os canais disponíveis de forma integrada para atingir seus públicos – sobretudo, os da nova geração. O inverso também é real: plataformas de serviços online estão usando a mídia impressa para campanhas. Em seguida, Pedro Barbastefano, sócio e diretor comercial da 29 Horas Mídia Aeroportuária, falou sobre o tema A oportunidade do impresso no ambiente OOH - Out Of Home. Também oriundo do universo da mídia impressa, Pedro destacou que a comunicação “Out of Home” é um processo irreversível, mas que, todavia, tem na integração com a comunicação impressa uma plataforma riquís- sima de atingir um público-alvo variado. O palestrante citou o exemplo da Revista 29 Horas, cuja versão impressa é distribuída nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro), ele destacou que o conteúdo impresso da publicação é complementado, com criatividade, por conteúdos exclusivos do mundo digital. Ou seja, a revista, com dez anos de mercado, tornou-se uma publicação multiplataforma. Luiz Felix, da Agência Africa, encerrou a programação do evento com a apresentação de dois cases em que os mundos online e offline foram usados com inteligência e integração para criação de campa- nhas premiadas: a Campanha Tagwords para a cerveja Budweiser, e uma campanha de combate ao fake news para a Penguin Books. LANÇAMENTO O evento também foi palco do lançamento oficial do Selo Papel Legal. Criado pela Abro (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset) e pela Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), o selo tem como objetivo certificar o uso do pa- pel gráfico como forma de transmitir maior segurança ao mercado sobre a legalidade de sua destinação, seja ele imune ou não.

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