Revista Graphprint - Edição 193

Inovação GRAPHPRINT Set/Out 2019 46 Cada um de nós transformou o celular, ao longo dos últimos anos, no grande capta- dor e armazenador pessoal de imagens. O Brasil é o quinto país com o maior núme- ro de smartphones (Fonte: Mobile First World pela Adobe Digital Trends). São cerca de 220 milhões de aparelhos ativos em 2018 no Brasil (Fonte: 29º Pes- quisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia nas Empresas). Recordações e os grandes momentos da vida passaram a ser centralizados nos smartphones. Se por um lado isso traz grandes vantagens, por outro, ficou muito mais difícil encontrar, e ainda mais complexo escolher as melhores imagens dentro de um volume gigantesco de arquivos armazenados no celular. Pensando nisso, o Grupo Digipix, com atuação 100% online, apesenta ao para o consumidor um aplicativo que gera um fo- tolivro digital utilizando inteligência artifi- cial para identificar momentos relevantes, selecionar imagens e colocar as fotos nas páginas, de forma totalmente automática. “Existia no mercado uma carência a ser suprida, identificamos essa necessidade e fomos em busca da solução. Há um ano e meio nos juntamos com parceiros de Cin- gapura, que desenvolvem uma tecnologia de ponta na utilização de inteligência arti- ficial e incluímos toda a nossa expertise em álbuns, fotolivros, diagramação e branding no aplicativo d.book”, explica Marco Perl- man, CEO da Digipix. Segundo Perlman, no processo de confecção de um fotolivro, a tela pequena do celular passou a ser um dificultador. Por isso, fazia sentido buscar uma solução que identificasse Digipix investe para atender caudaloso mercado de fotolivros Aplicativo exclusivo para o mercado brasileiro, o d.book possibilita escolha e diagramação automática para confecção de fotolivros em um único click MARCO PERLMAN, CEO DA DIGIPIX:“EXISTIA NO MERCADO UMA CARÊNCIA A SER SUPRIDA, IDENTIFICAMOS ESSA NECESSIDADE E FOMOS EM BUSCA DA SOLUÇÃO. HÁ UM ANO E MEIO NOS JUNTAMOS COM PARCEIROS DE CINGAPURA, QUE DESENVOLVEM UMA TECNOLOGIA DE PONTA NA UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E INCLUÍMOS TODA A NOSSA EXPERTISE EM ÁLBUNS, FOTOLIVROS, DIAGRAMAÇÃO E BRANDING NO APLICATIVO D.BOOK.” os momentos mais importantes, dentro des- sas imagens mais relevantes e a partir daí se criasse um livro automaticamente. “A diagramação é totalmente automática, no aplicativo chamamos de ‘Automágico’, a inteligência artificial é utilizada dentro do celular do usuário, ou seja, as fotos só saem do aparelho quando o design do li- vro estiver pronto e o usuário quiser en- comendar uma cópia impressa. O cliente tem total liberdade para personalizar o que achar necessário. Tudo isso pode ser feito em instantes ou no máximo uns poucos minutos”, detalha. Após a instalação do aplicativo d.book, que inicialmente estará disponível para o sistema Android (mais de 90% dos smar- tphones do Brasil utilizam o sistema An- droid, segundo a consultoria IDC), será iniciada a busca dos momentos no dispo- sitivo. O usuário poderá ver as sugestões, modificá-las ou marcar como favoritas. Em seguida, ele poderá visualizar o álbum pronto, editar e escolher o modelo de fo- tolivro que deseja comprar. INTELIGÊNCIA ACIMA DE TUDO Daniela Santana, gerente de produto da Digipix, destaca que o aplicativo, além de usar inteligência artificial nas imagens, é “esperto” o suficiente para saber quando o celular está na tomada e pode, portanto, realizar um maior esforço de processamen- to sem prejudicar o usuário. “Durante a noite, na tomada, o aplicativo consegue processar muitas imagens e gerar muitos fotolivros, muito rápido!”. A prin- cípio o aplicativo d.book oferecerá três modelos e três tamanhos diferentes de fo- tolivro. Todas as opções estão disponíveis também no site do FotoRegistro com ou- tras alternativas de impressão que o cliente também pode escolher”, diz Daniela. A inteligência artificial é aplicada em três momentos: seleção de momentos vividos pelo usuário, por exemplo a viagem das últimas férias; escolha das melhores fotos dentro destes momentos, considerando diversos fatores, inclusive enquadramento, resolução, nitidez, iluminação, olhos aber- tos, sorrisos, repetição (ou quase repetição) de imagens, identificação de documentos e screenshots, entre outros; diagramação do fotolivro automaticamente preservando a estética e a cronologia da história. A inteligência artificial sempre irá conside- rar as melhores resoluções para aplicação no fotolivro. O cliente também tem dispo- nível uma ferramenta de correção automá- tica das imagens (chamada de “tempero” no aplicativo), que corrige itens como co- res iluminação e nitidez. O desenvolvimento do aplicativo e dos equipamentos necessários para a confecção dos fotolivros consumiram cerca de US$ 1 milhão, sem considerar toda a infraestru- tura tecnológica e operacional que a Digi- pix já tinha para os livros encomendados por meio de sites.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=