Revista Graphprint - Edição 193

GRAPHPRINT Set/Out 2019 31 ra gráficas de vários segmentos que querem flexibilizar seu fluxo de impressão através da tecnologia digital”, analisa Arakaki. Com relação aos novos negócios, Tadeu Cristiano da Silva Faria, senior product and training analyst marketing da Canon, cita as novas tecnologias de conectividade, nuvem e facilidade de manu- tenção que trazem um fôlego para a impressão digital. “Tanto em baixa quanto em altas tiragens, vemos alguns segmentos com boas perspectivas de crescimento mesmo em um cenário econômico ain- da instável. Com as novas linhas iR 1643iF e WG 7140, além de nossa solução gratuita e em nuvem de contabilização, acreditamos sim que os negócios irão expandir neste próximo trimestre e sobre- tudo para 2020”, aposta o executivo da Canon. Osvaldo Cristo, especialista pré-vendas América Latina HP Indigo e PWP, aponta os porquês do sucesso de a impressão digital: “Em um mundo que demanda cada vez menores tiragens, segmentação e personalização única, tempo de resposta cada vez menor e pos- sibilidade de modificações de último instante juntamente com a possibilidade de integração maior com mídias e sistemas digitais.” Na opinião de Cristo, a HP, do ponto de vista mercadológico, se destaca das seguintes maneiras: “não só pela qualidade e singulari- dade de suas tecnologias, mas também por ser o fabricante de mais largo espectro dentro do universo de impressão liderando virtual- mente todos seus diversos mercados. E isso não é diferente para o mercado de impressão digital industrial. Vemos esse mercado muito interessante para nossa empresa, tanto mundialmente como no nosso país”, completa acrescentando que pequenas tiragens têm uma definição muito flexível dependendo do segmento considera- do e até mesmo do produto. “ “Preferimos considerar por pequenas tiragens todas aquelas onde os meios digitais são competitivos em relação aos meios de produ- ção convencionais já estabelecidos e o resultado é que esta definição pode, assim, contemplar tiragens de 1 até vários milhares”, argu- menta Cristo. Fábio Tolosa, gerente de produto da Epson, diz que a empresa foca na inovação e na qualidade. “A Epson enxerga a impressão digital como um mercado de grande potencial. Dessa forma, focamos na diversificação da oferta de produtos digitais para diversos setores, como sinalização, o têxtil, gráfico, rótulos, etiquetas e corporativo”, aponta Tolosa acrescentando que a Epson tem ampliado a capa- cidade de reprodução do catálogo Pantone, com precisão de até 99% em seu processo de impressão com o modelo S80600L, com altíssima qualidade. OS MAIS VENDIDOS Faria, da Canon, diz que a companhia possui equipamentos para diversos tipos de empresas. Para os clientes corporativos, a impres- sora mais vendida é a iR C3025i, uma multifuncional colorida A3 com velocidade de 25ppm. “O equipamento oferece ótima quali- dade de impressão, baixo custo de operação, pouco espaço de ins- talação devido ao seu tamanho compacto, integração com soluções de gerenciamento de documentos tais como o uniFLOW, uma fer- ramenta própria que possibilita controlar os custos e volumes de impressão por usuário ou departamento”, explica Faria. Para o mercado gráfico e publicitário, o modelo de maior sucesso é a imagePRESS C710; “Uma impressora colorida que oferece uma incrível qualidade de cor com alta velocidade de até 70ppm, além da possibilidade de imprimir em mídias maiores de até 130cm e gramatura até 350gsm e com capacidade de gerenciar vários perfis de cor para uma grande gama de trabalhos desde prova de embala- gem até capas de livros como produto final”, fala Faria. Na Konica Minolta, de acordo com Arakaki, a impressora carro- -chefe é a AccurioPress C6100. “Trata-se de um equipamento com velocidade de 100 páginas/minuto e resolução de 1200x1200 dpi que, entre outros diferenciais, possui uma grande estabilidade de impressão, que permite monitorar e manter o mesmo padrão de qualidade da primeira à última página impressa. Além disso, vale RONALDO ARAKAKI, DIRETOR & COO DA KONICA MINOLTA BUSINESS SOLUTIONS DO BRASIL: “Há espaço para inovação tecnológica, também há espaço para novos negócios e oportunidades, tanto para clientes que querem expandir seu parque digital através de equipamentos e maior qualidade e velocidade, como para gráficas de vários segmentos que querem flexibilizar seu fluxo de impressão através da tecnologia digital.”

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