Revista Graphprint - Edição 192

GRAPHPRINT Jul/Ago 2019 45 Giro Ajuda nos processos de internacionalização e exportação Profissionais apresentam soluções para empresas brasileiras que desejam expandir atuação no mercado externo A inclusão de PMEs brasileiras nas exportações do País segue em ascen- são e já garante resultados importantes para o dinamismo da economia e ampliação da participação brasileira no comércio mundial. Em 1998, o Brasil tinha 15,8 mil empresas exportadoras. Após 20 anos, o número de companhias brasileiras negociando com mercados internacionais subiu para 25,4 mil, um crescimento de 60%. Mas existem obstáculos inerentes ao processo de internacionalização que precisam analisados e cuidados de forma estratégica, como profissionais especializados em exportação e conhecimento so- bre o mercado externo. Para apoiar as estratégias de internacionalização de empresas brasileiras - especialmente peque- nas e médias - e fomentar o potencial exporta- dor das empresas, o mercado agora conta com a ProAMÉRICA, criada com o objetivo de auxiliar companhias que buscam expandir seus negócios na América Latina e Estados Unidos. Os serviços são customizados para que as empre- sas trilhem um caminho de expansão internacio- nal com mais segurança, capaz de reduzir riscos de investimento, proteger-se da volatilidade do mercado doméstico, aumentar vendas, além de buscar inovação e clientes globais de forma efe- tiva e eficaz. A ProAmérica, que atua na criação de Planos e Agendas de Negócios, Assessoria de Investimen- to, Assessorias Legal e Tributária e Comercial e de Logística, é encabeçada por engenheiros comer- ciais e economistas formados em universidades dos Estados Unidos, Chile, Costa Rica e Espanha. “Conduzir negócios em diversos países deixou de ser uma prerrogativa apenas das grandes corpora- ções. Porém, antes de entrar em um mercado es- trangeiro é preciso entender os desafios e riscos e elaborar um planejamento estratégico minucioso para que as ações sejam efetivas. Os benefícios da ampliação internacional de empresas brasileiras são diversos e têm relação direta com ganhos de competitividade e aumento dos negócios”, expli- ca Oscar Páez Gamboa, CEO da ProAmérica.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=