Revista Graphprint - Edição 192

3 GRAPHPRINT Jul/Ago 2019 É certo que, em algum momento da vida, você já tenha ouvido a expressão: vamos cooperar. Quem não ouviu, ouvirá. E não que a famosa pequena frase chegou ao mundo corporativo. A cooperação entre concorrentes está sendo usada como uma das estratégias da era 4.0. Na prática, nada mais é do que buscar soluções em conjunto, consolidar parceiras para enfrentar - e vencer! - desafios. E para começar é preciso criar uma cultura plural de compartilhar ideias. O mindset está mudando os negócios. Chegou a hora de você mudar o seu mindset. Intercambiar informações, principalmente entre concorrentes, é bem usual na área da tecnologia. Vamos usar o Android, que é o sistema mais utilizado no mundo, como exemplo. Literalmente, o Android é uma ferramenta aberta, qualquer pessoa pode consultar, examinar ou modificar o produto. Não há necessidade de pagar uma licença comercial. A liberdade de conexão e convergência de plataformas fizeram a marca ser o que é. E alguém questiona o fato de o Android ser simples e prático? Quer mais exemplo? A principal concorrente no mercado de smartphones da Apple é a Samsung. Também é a Samsung a responsável pela produção da tela do iPhone. É sério, pode dar um Google. Por falar em Google, já dá para imaginar a capacidade dessa empresa em fazer ou testar atividades cooperadas. Há vários exemplos, porém citar todos nesse editorial seria complicado por falta de espaço. Ok, temos um tempinho ainda para expor outro exemplo: a Tesla decidiu há alguns anos liberar 100 patentes e segredos industriais para produção de baterias e veículos elétricos em junho de 2014. A ideia central da Tesla foi acelerar o desenvolvimento de protótipos e modelos comerciais para pisar fundo na evolução da demanda. Exemplos antigos de cooperação são as ruas que reúnem diversas lojas do mesmo negócio, um claro convite para o consumidor transitar e decidir pela marca que mais lhe agrada. Todos estão no mesmo lugar e convivem pacificamente. Assim sendo, pequenas, médias e grandes empresas tentam estabelecer um novo cenário. E dessa vez, a cooperação surge como estratégia de fortalecimento empresarial. Afinal, como diz o velho ditado, todo mundo conta o santo, mas o milagre não. A pergunta que não quer calar é: será que o setor gráfico está preparado para cooperar e, de mão dadas, buscar novos caminhos? Ainda não tenho essa resposta, vou falar com o santo e torcer para que o milagre da cooperação aconteça. Por enquanto é isso. Grande abraço e boa leitura. Saudações Graphprintenses! Fábio Sabbag Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto (agnelo@agneloeditora.com.br) Diretora Financeira Samantha de Barros (samantha@agneloeditora.com.br ) Publicidade Érica Brandão (erica@agneloeditora.com.br ) Editor chefe Marcos Mila (MTb 26.418) (marcos@agneloeditora.com.br ) Editor Fabio Sabbag (MTb 66.400) (fabio@agneloeditora.com.br ) Edição de Arte e Diagramação Geraldo de Oliveira (geraldo@agneloeditora.com.br) Editor de Fotografias Yuri Zoubaref (fotografia@agneloeditora.com.br ) Gerente de TI Carlos Eduardo Manrubio Cabral (eduardo@agneloeditora.com.br ) Mailing e Assinaturas Fernando Clarindo (fclarindo@agneloeditora.com.br Impressão e Acabamento Gráfica GRASS Rua José Tobias Santos, 37 A CEP 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel 55 11 3837-7979 graphprint@agneloeditora.com.br Ano 22 • Jul/Ago • Nº 192 GRAPHPRINT é uma publicação bimestral da AGNELO EDITORA E COMÉRCIO LTDA. Cir­ culação Nacional. Dirigida às indústrias gráficas, de embalagens, fotolitos e bureaus, editoras, agências de publicidade, fornecedores, univer­ sidades, escolas técnicas, consulados, órgãos governamentais e entidades de classe. Editorial Vamos cooperar? AGNELOEDITORA REVISTAGRAPHPRINT ANOXXII -Nº 192 - JUL/AGO2019 CAPAGRAPH 192 JULAGOOK.indd 1 15/08/2019 18:02:58

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=