Revista Graphprint - Edição 192

GRAPHPRINT jul/Ago 2019 28 Mídia Cresceu! E pode subir em 2019. Estudo da Kantar sobre mercado publicitário aponta crescimento de 36% no número de anunciantes De acordo com o estudo Retrospectiva e Perspectivas, da Kantar Ibope Media, o mercado publicitário em 2018 viu aumentar em 36% o número de anunciantes. Outro número bacana: mais de 54 mil marcas entraram nos espaços publicitários. Os setores que mais destinaram investimentos para compra de mí- dia foram Comércio, Serviços, Financeiro, Higiene Pessoal e Bele- za e Farmacêutico, sendo que 85% dos novos anunciantes atuam nos segmentos de Serviços, Comércio, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo e Imobiliário. A categoria de Eventos Sociais e Culturais liderou a presença de novas marcas, com mais de 8 mil produções artísticas promovidas em 2018, com forte contribuição regional. A compra de mídia nos meios e veículos aferidos pela Kantar Ibope Media, baseados em seu preço de vendas antes de qualquer redução resultante de descontos negociados, movimentou o equivalente a R$147 bilhões em 2018. Em relação ao desempenho dos meios, a TV concentrou 71% dos investimentos considerando TV aberta, TV por assinatura e merchandising. Os meios jornal e rádio man- tiveram, respectivamente, a segunda e terceira posição. Observando o desempenho dos indicadores econômicos e a evo- lução da compra de espaço publicitário nos últimos dez anos, percebe-se que o mercado de mídia tem resultado superior ao da economia como um todo, sendo que 2018 apresentou o maior crescimento dos últimos cinco anos. Por fim, o estudo também mostrou a entrada de novos anunciantes e marcas. Nos meios e veículos aferidos pela Kantar Ibope Media foram identificados um total de 34.789 novos anunciantes, repre- sentando 36% a mais de empresas nos espaços publicitários em 2018. O ano registrou 8 milhões de inserções a mais que o mesmo período do ano anterior, sendo que os mais de 34 mil novos anun- ciantes foram responsáveis por quase ¼ do crescimento, ou seja, 2 milhões de inserções, contribuição importante para o crescimento de espaços de mídia. Leia o estudo na íntegra no site da Kantar Ibope Media. Fonte: Kantar, Kantar Ibope Media

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