Revista Graphprint - Edição 192

GRAPHPRINT jul/Ago 2019 18 Case Cartas na mesa Ao longo do tempo, Copag manteve sua veia inovadora e foi responsável por projetos exclusivos, com marcas consagradas de mercado Muitos dizem que o segredo para o sucesso de uma empresa é conseguir acompanhar as mudanças do mercado e adaptar-se para se manter competitiva. A equipe por trás da Copag sabe bem como aplicar esta filosofia em uma trajetória que soma mais de 100 anos Fundado em 1908, o negócio começou como uma im- portadora de baralho. Dez anos depois, acompanhan- do as mudanças, a empresa mostrou potencial para crescer quando passou a investir na industrialização e produção das cartas e caixas de baralho, em uma área localizada no tradicional bairro do Brás, em São Paulo. Ao longo do tempo, manteve a veia inovadora e foi responsável por projetos exclusivos, com marcas con- sagradas de mercado. Em meados da década de 80, um novo desafio surgiu: a mudança da fábrica para Ma- naus, região norte do Brasil, onde está sediada até hoje. “Naquele período, foi uma decisão muito importante para a sobrevivência da empresa”, conta Gelber Abe, vice-presidente de operações para América Latina. Depois de superar as intercorrências deste período de transição, a gráfica vendeu metade de suas ações para a belga Cartamundi e realizou a expansão da fábrica, para aumentar a participação de mercado. Foi em março de 2013 que a empresa passou a utilizar as soluções da EFI. “Naquela época as ferramentas de produtividade não pertenciam ainda à EFI e fizemos a aquisição dos módulos Metrics OrcClassic, Metrics Planner M3 e Metrics Jobtrack”, contou Abe. Os módulos passaram a auxiliar a produção do amplo portfólio da empresa na linha de jogos infantis, juve- nis, cartas e caixas personalizadas e, principalmente, os icônicos baralhos, que são os produtos mais emblemá- ticos da Copag. “A história do baralho de geração em geração é muito simbólica. Nós acredita- mos que é um jogo que sempre esteve e estará envolvido no contexto familiar e no convívio entre amigos, como um instrumento de conexão entre as pessoas, principalmente na atualidade onde as relações são tão virtuais” diz Abe. Na linha de produção, os módulos da EFI contribuem para gerar orçamentos precisos com o Metrics OrcClassic. “Em seguida montamos o planejamento e sequenciamos toda programação da produção com o Metrics Planner M3. O acompanhamento final fica por conta do Metrics JobTrack”, explica. Recentemente, a empresa fez a aquisição do módulo Metrics WIP, que é respon- sável pela identificação, organização e controle do material em processo. GELBER ABE,VICE-PRESIDENTE DE OPERAÇÕES PARA AMÉRICA LATINA.

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