Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mar/Abr 2019 47 Entidade A Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indús- tria Gráfica, Afeigraf, acaba de comple- tar 15 anos. Ao longo desse período, foi responsável pela criação e consolidação da maior feira do setor na América Lati- na e uma das mais expressivas em termos mundiais, a ExpoPrint. E mais. Uniu os detentores da tecnologia em torno de uma missão, a de disseminar conhecimento, promovendo e apoiando uma série de ações capazes de fomentar a discussão em torno dos assuntos mais relevantes para os profissionais do setor. Norteada por esse mesmo propósito, a as- sociação está realizando um estudo apro- fundado do segmento de impressão com o objetivo de traçar um perfil claro do setor, envolvendo as gráficas e os fornecedores de insumos, sistemas e equipamentos. “A meta é entender o comportamento das tecnologias, como estão sendo encaradas e acolhidas pelo mercado”, afirma Ludwig Allgoewer, presidente da Afeigraf e da Hei- delberg do Brasil. Para tanto, foi criado um grupo de dados estatísticos, que está coordenando o trabalho de uma empresa especializada em estudos econômicos con- tratada para realizar a pesquisa. A princípio, a análise terá duas etapas. A primeira debruça-se sobre dados secundá- rios (informações já publicadas e disponí- veis para consulta) referentes à importação Afeigraf investe em estudo de mercado LUDWIG ALLGOEWER, PRESIDENTE DA AFEIGRAF E DA HEIDELBERG DO BRASIL: “A associação está realizando um estudo aprofundado do segmento de impressão com o objetivo de traçar um perfil claro do setor, envolvendo as gráficas e os fornecedores de insumos, sistemas e equipamentos. A meta é entender o comportamento das tecnologias, como estão sendo encaradas e acolhidas pelo mercado.” Ao completar 15 anos, entidade promove pesquisa para entender as oportunidades e desafios da cadeia de impressão e exportação de maquinário e o investi- mento em serviços entre 2016 e 2018, tendo o IBGE como uma das principais fontes. Os resultados desse levantamento básico serão divulgados em meados de ju- nho, e a ideia é que sejam atualizados tri- mestralmente. Na segunda fase, serão colhidos e analisa- dos dados primários, obtidos por meio de entrevistas/questionários envolvendo gráfi- cas e fornecedores (associados ou não), ca- pazes de mostrar um panorama detalhado, com informações como total de empresas em atividade, porte desses agentes e com- portamento da demanda por consumíveis, equipamentos e serviços. A expectativa é de que esse trabalho esteja concluído no final de 2019. “A pesquisa trará valor ao setor gráfico, atendendo a um dos objetivos fun- damentais da Afeigraf”, comenta Ludwig. Ainda no campo do conhecimento, a as- sociação fortalecerá a Trends of Print, le- vando-a para várias cidades, em diferentes regiões. Conferência gratuita lançada em 2008 para discutir inovação tecnológica e tendências de mercado, é realizada pou- cos meses depois da Drupa, resumindo os pontos centrais evidenciados na feira ale- mã. Na mesma linha, será intensificado o patrocínio a eventos de entidades correla- tas que sigam esse caminho. NOVOS CAMINHOS Em outra frente, a Afeigraf está estudando a questão do regime de Ex-Tarifário com a finalidade de ajudar empresas que buscam a redução temporária da alíquota do imposto de importação (quando não há produção nacional equivalente), lançando mão inclu- sive da experiência de outros associados. A atual gestão (2018/2020) pretende igualmente intensificar as ações de marke- ting e comunicação, procurando fazer o link entre as marcas Afeigraf e ExpoPrint e aprimorando a divulgação dos serviços prestados pela entidade, além de ampliar o número de associados. Sobre a Afeigraf - A Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insu- mos para a Indústria Gráfica foi fundada no dia 26 de março de 2004 a partir da inicia- tiva de 15 fornecedores do setor gráfico. O principal motor para a criação da entidade foi a organização de uma feira que atendesse os anseios de um segmento que se transfor- mava cada vez com mais rapidez. Hoje, a associação congrega 21 empresas. DIRETORIA PRESIDENTE - Ludwig Allgoewer DIRETOR - Eduardo Sousa DIRETOR - Edmilson Freitas DIRETOR - Michel Guttmann DIRETOR - Richard Möller CONSELHO FISCAL, RESPONSÁVEL PELA DIREÇÃO DO BOLETIM SETORIAL - Jorge Maldonado e Raymond Trad

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=