Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mai/Jun 2019 33 co capaz de auxiliar no desenvolvimento de diversos segmentos do mercado, pois não foi criada e desenvolvida para um ni- cho específico, e sim para todas as áreas que apostam no conceito de customização e otimização de produtividade. “A impres- são digital já é uma realidade consolidada, mas ainda tem ampla margem de cresci- mento, principalmente em setores que ainda investem demasiadamente em téc- nicas analógicas, como a indústria têxtil. Este recurso gera economia, criando lotes sob demanda e produtos personalizados, e oferece opções de design praticamente ili- mitadas, já que grande parte do que pode ser projetado em um computador pode ser impresso. Além disso, imprime em varia- dos tipos de tecido, como jeans, poliéster e misturas a fibras naturais, como seda, algo- dão, linho, lã e rayon”, exemplifica Evelin Wanke, gerente de Negócios da Epson. Osvaldo Cristo, especialista Pré Vendas América Latina HP Indigo e PWP, fala que a impressão digital gráfica está em uma classificação estratégica da HP como “área de crescimento” por todos os indica- tivos do mercado gráfico: tiragens meno- res, personalização, segmentação, melhor integração com sistemas produtivos auto- matizados. “Há diversas outras tendências apontando claramente a impressão digital como a solução tecnológica para enfrentar esses desafios. Definitivamente esperamos que também o ano de 2019 seja um ano de crescimento”, crê o executivo da HP. Wagner Roque, gerente de marketing de produto da Xerox Brasil, ressalta que a im- pressão digital é uma realidade não ignora- da pelos fornecedores de impressão, a ne- cessidade de introdução de soluções digitais nos ambientes tradicionais “Principalmente a possibilidade de trabalhar com tiragens por demanda e ter a possibilidade dos dados variáveis, com enorme facilidade de desen- volvimento. Para 2019 há sim uma expec- tativa de crescimento com base nas tendên- cias do mercado de impressão para soluções com diferencias em cor, novas aplicações e flexibilidade de mídias”, avalia Roque. Na opinião de Ronaldo Arakaki, diretor & COO da Konica Minolta Business Solu- tions do Brasil, a impressão digital é reali- dade dentro de nosso mercado. “Acredito que, sobre isso, ninguém contesta. Porém, penso que há muito espaço de crescimen- to justamente devido ao número cada vez maior que esses equipamentos oferecem a cada geração. Cito alguns exemplos: for- mato de impressão, mídias diferenciadas, gama de cores... todos esses itens eram ta- bus nas primeiras versões de impressoras digitais, mas, hoje, certamente, represen- tam novas possibilidades de investimento, crescimento e diversificação de trabalhos para as gráficas digitais e, também, gráfi- cas convencionais que estão agregando a impressão digital ao seu portfólio de servi- ços”, argumenta Arakaki. LANÇAMENTOS A OKI lançou a MC573 - multifuncional colorida para pequenos e médios grupos de trabalho que traz a conectividade e se- gurança como principais atributos. “Entre os diferenciais que o equipamento apre- senta está a possibilidade de trabalhar em redes cabeadas e sem fio simultaneamente, além do recurso de impressão segura, em que o usuário libera somente os trabalhos que desejar e quando estiver na frente do equipamento. Outro grande destaque des- te equipamento é a plataforma aberta para desenvolvimento de soluções de captura de imagens que pode ser integrada aos sis- temas de gestão de documentos eletrôni- cos”, explica Carli. Além da T3170, a Epson lançou outros dois equipamentos da SureColor Série T: T5170 e T5470. “Foram criadas para atender a segmentos que exigem impressão de alta produção, como arquitetura, engenharia, construção civil e varejo”, destaca Evelin. Outra vertente bem aceita pelo mercado é a de impressoras de sublimação. “Atua- mos com a linha SureColor Série F. Em- presas que fabricam artigos promocionais e brindes costumam investir na SureColor F6200, priorizando a capacidade que esta solução tem de gerar impressão de alta qua- lidade em materiais rígidos e têxteis. Com a impressora solvente SureColor S40600, é possível ter nova forma de criar e imprimir imagens em diversos tipos materiais para comunicação visual, apostando em qualida- de fotográfica com alta velocidade e baixo custo de impressão”, garante Evelin. A HP é uma empresa de tecnologia e ino- vação está em seu DNA. “Nossas soluções LUIZ HUMBERTO CARLI, DIRETOR GERAL DA OKI DATA NO BRASIL: “Apesar da redução de impressão nos lares, onde ainda se registra o maior volume de equipamentos vendidos, os números do setor apresentaram crescimentos expressivos nos últimos dois anos. E a OKI tem um papel de destaque nesse cenário. A empresa cresceu 30% em número de equipamentos coloridos vendidos no ano passado em relação a 2017.”

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