Revista Graphprint - Edição 191

GRAPHPRINT Mai/Jun 2019 26 Parceria Quando as parcerias se tornam uma importante estratégia nos negócios Ao se aliar com outra empresa, é possível aproveitar melhor os processos envolvidos no negócio, sejam eles de produção, comerciais ou logísticos, reduzindo custos e aumentando a eficiência de cada um Realizar parcerias tem sido uma aposta crescente das empresas que querem agregar valor aos seus negócios, visando a realização de um projeto conjunto que resulte em lucratividade. “As verdadeiras par- cerias são aquelas que ambas as empresas se beneficiam mais do que se agissem isoladamente. A união tem que ser de interesse de ambas as partes e proporcionar vantagens para as duas empresas”, afirma Marcelo Loiacono, diretor de marketing e novos negócios da XGEN, especializada em plataformas de Inteligência Artificial para canais de atendimento Um fator importante que gera aumento de competitividade é atu- ar junto a uma fatia de mercado maior e, consequentemente, ge- rar uma exposição maior à marca. Oferecer produtos em outros mercados irá gerar aumento de vendas, com consequente aumento de produção e diluição dos custos fixos da operação, o que, possi- velmente tornará o negócio mais rentável. Outro benefício gerado pela parceria é oferecer uma gama maior de produtos ao mercado, muitas vezes, complementares. Ao ampliar o campo de atuação e passar a vender para mais consu- midores, a empresa irá precisar de mais matéria prima, fortalecen- do seu poder de negociação com os fornecedores. O mais comum é o melhor aproveitamento das estruturas comer- ciais e logísticas, mas muitas vezes obtém-se também benefício no compartilhamento dos processos produtivos e de gestão. A melhor forma de gerar diferencial competitivo é aliar-se a quem é capaz de agregar valor ao seu produto. Pode ser um processo pro- dutivo mais eficiente e barato, um departamento comercial mais agressivo, uma logística mais rápida e mais barata. “Firmar parceria com outra empresa significa aliar forças, complementar operações e potencializar o que cada uma tem de melhor para oferecer ao cliente. Mas, antes, é preciso definir o objetivo da parceria. Observe o mercado e analise que tipo de negócio seria vantajoso para seus clientes atuais e o que você receberia em troca por ceder o acesso aos seus clientes. O ideal é pesquisar a empresa antes de propor uma parceria. Conheça suas visões de futuro, seus anseios de cres- cimento, suas formas de gestão e suas filosofias. Com critérios em mãos, fica mais fácil constatar se a aliança vale à pena ou não”, finaliza Loiacono. O MAIS COMUM É O MELHOR APROVEITAMENTO DAS ESTRUTURAS COMERCIAIS E LOGÍSTICAS, MAS MUITAS VEZES OBTÉM-SE TAMBÉM BENEFÍCIO NO COMPARTILHAMENTO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS E DE GESTÃO

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