Revista Graphprint - Edição 190

3 GRAPHPRINT Mar/Abr 2019 Antes de acontecer a explosão das redes sociais no Brasil e no mundo, um ditado muito usado era “quem cochicha o rabo espicha, quem reclama o rabo inflama”. Sei, pois é, que essa frase caiu em desuso, soa até muito estranha para a nova geração. Perceba, porém, que a frase foi atualizada para likes, curtidas e cross entre os perfis amigos que, num piscar de olhos, podem se tornar inimigos e ganhar a tão almejada “viralizada”. É assim que funciona hoje; é assim que vai perdurar daqui em diante. Goste ou não. Vai me dizer que você nunca usou a “viralizada” expressão “nunca critiquei!”. Relaxa, caso ainda não tenha postado, você vai postar. Pode ser por osmose, mas em algum momento, digitando freneticamente, seus dedos vão escrever #nunca critiquei. Ok, você tem o direito criticar ou elogiar. Hoje, no Brasil, apenas os ministros têm o direito de exercerem a censura. Isso é outro assunto, mas não podia perder a oportunidade de relembrar a esdrúxula ordem do jurista brasileiro Toffoli ao Alexandre de Moraes.... Voltemos ao tema. Hoje, quem critica ou elogia, independente do seu estado de espírito, precisa saber que está sendo monitorado, ou melhor, stalkeado, pelas marcas. Não acredita? Após 28 postagens críticas, o principal hater da cerveja Skol finalmente se rendeu à marca? Por muito tempo, um analista financeiro, chamado Antônio Sérgio Rodrigues Machado, expressou nas redes sociais todo seu sentimento contrário à cerveja, mas foi só ter a chance de experimentar a versão puro malte que ele mudou de ideia. Após tanto ser criticada nas redes sociais, a Skol adaptou e adotou a expressão “Mantenha seus amigos por perto e seus haters mais ainda” - e se aproximou de quem abertamente se decla- rava inimigo da marca. O principal hater da cerveja recebeu em sua casa um carregamento especial da bebida com direito a uma cervejeira cheia de produtos, embalagens personalizadas com suas críticas publicadas na internet, faixa em frente ao condomínio onde mora e um caminhão de som para chamar ainda mais a atenção. Por meio de um mapeamento nas redes sociais, a marca selecionou aqueles haters que comen- tavam com mais frequência sobre a bebida e traçou uma estratégia para alcançá-los. Os 50 haters mais ativos receberam em casa um kit. Talvez seja o momento adequado para descobrir seus haters prediletos ou não e tentar estabe- lecer uma relação, digamos assim, mais amigável. Ou quem sabe ao menos tentar entender quem são as pessoas, vestidas de uniformes corporativos, que desejam investir em novos servi- ços de impressão. Aproveite o embalo e tente criar novos amigos nas redes sociais. De acordo com um estudo do Influencer Market Hub, uma das referências no setor, apostar em influenciadores traz, em média, um retorno de 7,65 dólares para cada dólar de investimento. Saudações Graphprintenses, Fábio Sabbag Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto (agnelo@agneloeditora.com.br) Diretora Financeira Samantha de Barros (samantha@agneloeditora.com.br ) Publicidade Érica Brandão (erica@agneloeditora.com.br ) Editor chefe Marcos Mila (MTb 26.418) (marcos@agneloeditora.com.br ) Editor Fabio Sabbag (MTb 66.400) (fabio@agneloeditora.com.br ) Edição de Arte e Diagramação Geraldo de Oliveira (geraldo@agneloeditora.com.br) Editor de Fotografias Yuri Zoubaref (fotografia@agneloeditora.com.br ) Gerente de TI Carlos Eduardo Manrubio Cabral (eduardo@agneloeditora.com.br ) Mailing e Assinaturas Fernando Clarindo (fclarindo@agneloeditora.com.br Impressão e Acabamento Gráfica GRASS Rua José Tobias Santos, 37 A CEP 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel 55 11 3837-7979 graphprint@agneloeditora.com.br Ano 22 • Mar/Abr • Nº 190 GRAPHPRINT é uma publicação bimestral da AGNELO EDITORA E COMÉRCIO LTDA. Cir­ culação Nacional. Dirigida às indústrias gráficas, de embalagens, fotolitos e bureaus, editoras, agências de publicidade, fornecedores, univer­ sidades, escolas técnicas, consulados, órgãos governamentais e entidades de classe. Editorial Ordem do dia: mantenha seus amigos por perto. E seus haters mais ainda!

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