Revista Graphprint - Edição 190

GRAPHPRINT Mar/Abr 2019 18 o ramo gráfico. Várias gráficas no Brasil já praticam este conceito com muito sucesso e estamos sentindo, a cada ano, um cresci- mento significativo. O perfil destas gráfi- cas é completamente diferente comparado às gráficas tradicionais e a Heidelberg tem soluções perfeitas para todos os segmen- tos”, observa Philipp Fries, gerente de pro- duto da Heidelberg. Lupércio Marin, gerente de serviços Ko- mori da Furnax, avalia que no Brasil o mercado de pequenas tiragens segue em crescimento: “acredito que o aumento de pequenos empreendedores e a mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros traz uma crescente necessidade na per- sonalização de embalagens o que, conse- quentemente, faz com que as pequenas tiragens se torne um mercado a ser muito explorado futuramente.” Alexandre Magno, representante comercial da manroland do Brasil, diz que as peque- nas tiragens são uma realidade que vieram para ficar e aos poucos estão crescendo. “O volume pode até não crescer substan- cialmente, mas há uma tendência de maior fracionamento dos trabalhos”, observa. Paulo Faria, diretor geral da Koenig & Bauer, fala que as marcas procuram cada vez mais acertar o alvo em campanhas, embalagens e comunicação para públicos cada vez mais específicos. “Isso acaba por segmentar também as tiragens. Essa ten- dência já refletiu mudanças no desenvol- vimento das máquinas desde a década de 90, mais focadas no setup em detrimento da velocidade onde softwares e IA são fer- ramentas tão importantes quanto os dis- positivos mecânicos”, aponta Faria. AS IMPRESSORAS DA VEZ Faria destaca a RA75PRO. “É um equipa- mento muito versátil, de altíssima quali- dade de impressão com tempo de acerto excelente e possibilidades de substratos diferenciados”, avisa. Para que a produção de impressos em pe- quenas tiragens seja rentável e conte com a qualidade de uma impressão offset, é ne- cessário que o equipamento combine a ve- locidade do impresso com o rápido setup. “A Komori conta com a GX40RP da linha Lithrone, máquina com capacidade de im- pressão de 18.000 folhas por hora e setup de até 2 minutos e 15 segundos. Com uma única passada e sem reversão, ela imprime frente e verso e se destaca por ter apenas uma pinça, garantindo grande economia de papel, pois não precisa das margens no topo, em baixo, à esquerda e à direita, que são necessárias em impressoras com rever- são”, diz Marin. Fries relembra que, quando o assunto é pe- quenas tiragens, imediatamente pensamos em máquinas de pequeno formato: “Mas, hoje em dia, não significa que a tiragem está ligada ao formato da impressora. Im- pressoras de grande formato estão produ- zindo baixíssimas tiragens. Existem novos conceitos, já praticados no nosso mercado, que mostram que o cálculo de custo por folha impressa não depende mais do for- mato da impressora. Esse formato é que precisa se encaixar no modelo de negócio de cada gráfica. Isso significa que precisa- mos ter foco na integração da impressora e no tempo de acerto. Em outras palavras, a chave de sucesso são processos automa- tizados que chegam ser até autônomos. A Heidelberg oferece soluções em toda linha das impressoras e consegue personalizar cada projeto às necessidades dos nossos clientes”. Magno aponta para a Roland 700 Evolu- tion. “Devido a possibilidade de agregar tecnologias que vem ao encontro do mer- cado de baixas tiragens”, completa. Exclusividades Para se diferenciar no competitivo merca- do gráfico os fabricantes de equipamen- tos têm suas maneiras exclusivas. “Um diferencial da Komori fica por conta das tecnologias standard que juntas oferecem setups menores sem perder a qualidade de impressão. Além de todos os softwares para workflow desenvolvidos pela Komo- ri, podemos destacar o sistema de secagem conhecido como H-UV, um sistema de cura instantânea do UV sem os pontos ne- gativos deste processo. Esse sistema utiliza apenas uma lâmpada fabricada pela Komori e tinta UV de alta sensibilidade, oferecendo uma impressão de alta qualidade, ecologi- camente correta e de excelente desempenho econômico. Vale destacar o alto desempe- nho econômico deste sistema consideran- do os macro fatores como o valor da tinta H-UV, a economia da energia, o tempo de vida da lâmpada e a não utilização do pó antimaculatura”, detalha Marin. A Heidelberg oferece soluções para todo processo gráfico com demanda de peque- nas tiragens. “Precisamos analisar toda a produção para ter sucesso neste segmento. Iniciando na pré-Impressão, com nosso conceito Prinect, que está sempre se ade- quando às mudanças de mercado, pas- sando pela área de impressão, que oferece automação completa, temos também lan- Lupércio Marin, gerente de serviços Komori da Furnax: “Acredito que o aumento de pequenos empreendedores e a mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros traz uma crescente necessidade na personalização de embalagens o que, consequentemente, faz com que as pequenas tiragens se torne um mercado a ser muito explorado futuramente.”

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