Revista Graphprint - Edição 189

Entrevista GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 6 Sustentabilidade e lucratividade em sintonia O entrevistado da vez, Kleber Rodrigues, ge- rente de Desenvolvimento de Negócios da Kodak na América Latina, está pronto para falar sobre as novidades que serão apresenta- das pela companhia em 2019. Antes de entrar especificamente em produtos e serviços, Ro- drigues divide a sua visão do setor gráfico com os nossos leitores. Para o executivo, a sustentabilidade e a lu- cratividade estão melhorando devido a novas tecnologias, como chapas livres de processo, novos equipamentos que consomem menos energia e softwares que reduzem custos e er- ros. “Ao mesmo tempo, a impressão perma- nece diferenciada em termos de compreensão das informações, retenção e resultados de ma- rketing por parte do público-alvo”, observa. Rodrigues deixa claro que o objetivo da Ko- dak é tornar a impressão mais sustentável e torná-la mais lucrativa. “Eliminando o pro- cessamento das chapas e os produtos quími- cos utilizados nesse processo”, completa acres- centando que a chapa Kodak Sonora X livre de processamento foi introduzida no mercado Europeu na primavera de 2018 e é adequada para 80% das gráficas offset. “As principais melhorias no novo tipo de chapa são a grava- ção em alta velocidade nos sistemas de CTP, tiragens significativamente maiores com tintas convencionais ou curadas com UV e manu- seio mais robusto”, avisa Como a Kodak enxerga o mercado gráfico em 2019? A tendência de cres- cimento vai continuar com foco no setor de embalagens ou a empresa acredita que novos mercados irão despontar? A impressão continua a ter sua função e importância para os mercados onde gera valor exclusivo, especialmente em áreas como impressão de livros, mala direta, impressão comercial UV, impressão digital e embalagens. Há a expec- tativa de que o crescimento de curto prazo da impressão venha da expansão da digitalização, personalização e trabalhos com características especiais. Em longo prazo, esperamos um crescimento adicional na impressão funcio- nal com recursos eletrônicos, ópticos ou físicos - tanto para componentes, quanto para produtos completos. Para ter sucesso, hoje, os gráficos devem sustentar sua vantagem competitiva por meio da diferenciação de sua oferta KLEBER RODRIGUES, GERENTE DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DA KODAK NA AMÉRICA LATINA

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=