Revista Graphprint - Edição 189

Artigo GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 48 As habilidades do profissional 4.0 POR PATRÍCIA LISBOA, HEAD TRAINER E HACKER COMPORTAMENTAL A revolução tecnológica vivida nos últimos anos trouxe para o mercado profissional um novo cenário. Uma re- alidade que envolve internet das coisas, inteligência ar- tificial e ferramentas ultramodernas, que exige das pes- soas qualificação constante, entendimento especializado e compreensão do todo. Mas, na prática qual é o real impacto dessas transformações na vida dos profissionais? O que altera no dia a dia? Para acompanhar essas mudanças e atender às demandas da era 4.0, o profissional deve ser capaz de incorporar diversas habilidades e atuar em ambientes complexos. E, para isso, mais do nunca, é preciso conhecer a si mesmo, identificar aspectos individuais potenciais e ainda o que deve e pode ser melhorado. É necessário ainda fazer uma autocrítica do seu poten- cial antes de começar a se especializar em diversas áreas. E, sobretudo, ter foco. Após essa autoanálise, fica mais fácil criar uma lista com pontos fortes e desenvolver um planejamento profissional focado nos objetivos e necessi- dades de aprimoramento. O autoconhecimento sempre foi necessário, mas agora ele é essencial para se posicionar na era 4.0. Afinal, o pro- fissional vai precisar unir seus talentos, percepções e ex- pertise aos procedimentos e serviços realizados por robôs. Já que a tendência é que funções manuais e repetitivas, por exemplo, sejam cada vez mais substituídas por inte- ligência artificial. Conforme esboçou o relatório “The Future of Jobs”, di- vulgado no Fórum Econômico Mundial em setembro desse ano. Segundo ele, as máquinas desempenharão mais funções do que os seres humanos no mundo do tra- balho. Hoje, por exemplo, 71% das horas de trabalho são realizadas por pessoas e 29% pelas máquinas. De acordo com a pesquisa, até 2025, mais da metade das funções será automatizada. O estudo estima que 75 milhões de empregos sejam extintos com a automatização e surgi- rão 133 milhões de novos postos de trabalho adaptados à mudança tecnológica, um saldo positivo de 58 milhões de vagas. Dessa forma, será imprescindível se preparar para atender a essa nova demanda e preencher os requisi- tos exigidos pelo mercado do futuro. Também é importante ter em mente, que embora a tecnologia facilite o acesso a informações, cursos e qua- lificação, o lado humano precisa ser valorizado e tra- balhado, pessoalmente e profissionalmente e de forma individual e coletiva. Com essas novas ferramentas e processos, o papel dos funcionários se modifica dentro das empresas. E, o com- portamento de se adaptar em novas carreiras ou mesmo se reinventar em profissões pode fazer a diferença entre o desemprego e o sucesso. Por isso, o planejamento pro- fissional é o que irá diferenciar os profissionais 4.0. FOTO: BETH FREITAS

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