Revista Graphprint - Edição 189

GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 44 Sustentabilidade Na empresa, a reciclagem desse tipo de produto já é realidade; as embalagens pós-consumo retornam à fábrica para compor novos produtos, numa verdadeira economia circular. “Quando o setor de papel desenvolve um produto, deve mirar a utilização pelo consu- midor final, mas também que a embalagem desse produto volte à indústria para reciclagem”, diz Fernando Sandri, diretor técnico e de P&D da Ibema Papelcartão. Na opinião de Sandri, o futuro é das embalagens que usam a quan- tidade suficiente de material para sua devida funcionalidade, com materiais que provenham de fontes renováveis e usem processos ecoeficientes. “Mas, antes de mais nada, elas precisam ser reciclá- veis. O ideal é quando o projeto é feito de forma integrada entre fabricantes de embalagens, empresas de design, usuários de emba- lagem e varejo. Assim, os resultados são mais eficientes”, completa. “Já reciclamos materiais com plástico em nossas plantas e a recicla- gem de copos de papel caminha com sucesso. Nossa preocupação é que esse material possa ser recolhido e volte às fabricas para sua De acordo com a Ibema, o papel que recebe uma camada de plástico para proteger embalagens pode ser reciclado Ibema investe na reciclagem correta reciclagem. Além disso, a Ibema estuda opções de matérias- -primas que substituam o polietileno”, explica a executiva de Ino- vação de Embalagens da Ibema, Fabiane Staschower relembrando que a companhia lançou em 2017 um papelcartão para copos com o nome de Royal Coppa. CONHEÇA O PROCESSO E como funciona quando esse material retorna à fábrica? A tecno- logia usada na Ibema para a reciclagem do papelcartão consegue separar as fibras de celulose e o plástico por meio de um tratamento mecânico. As fibras do plástico começam a ser separadas logo no início do processo, quando entram para a produção. Com processos de calor, agitação e muita água, as fibras se separam do plástico e esse é recuperado por meio de peneiras, enquanto as fibras vão direto para a produção do novo cartão. Muitas vezes, por falta da correta orientação, essa preciosa matéria- -prima acaba indo para aterros. “Estamos perdendo uma importan- te fonte de fibra da celulose quando isso ocorre”, lamenta Fabiane. Sustentabilidade na prática FERNANDO SANDRI, DIRETOR TÉCNICO E DE P&D DA IBEMA PAPELCARTÃO: “O ideal é quando o projeto é feito de forma integrada entre fabricantes de embalagens, empresas de design, usuários de embalagem e varejo. Assim, os resultados são mais eficientes.”

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