Revista Graphprint - Edição 189

GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 31 Lançamento Hamilton Terni Costa é consultor, empresário, professor, autor e trabalha há mais de 40 anos na indústria de comunicação gráfica. É Mestre em Administração de Empresas com foco em Gestão da Inovação pela FEI; pós-graduado com MBA Executivo Internacio- nal pela FIA da Universidade de São Paulo e graduado em Admi- nistração pela FGV-SP. Atualmente é diretor da AN Consulting, consultoria que atua em estratégia e desenvolvimento de negócios no mercado de comunica- ção gráfica latino-americano. Faz parte da diretoria para a América Latina da APTech - Association for Print Technologies (ex-NPES), entidade norte-americana dos fabricantes de equipamentos e insu- mos gráficos e realizadora das feiras Print de Chicago. Recentemente, Costa lançou o livro Gráfica: Uma Indústria em Transformação. E conseguimos uma entrevista exclusiva. Acompanhe. O livro vai abrir novos caminhos para empresário gráfico? Por quê? Costa: Eu acho que o livro incentiva os empresários gráficos a se- rem protagonistas na relação com seus clientes. Mostra que en- tender melhor o cliente e buscar soluções conjuntas pode ser um caminho de inovação e de construção de novas oportunidades. Há vários exemplos no livro. Além disso, a publicação procura mostrar qual o roteiro para a indústria gráfica nos próximos anos. Por dentro das transformações EM SEU LIVRO, HAMILTON TERNI COSTA CONVIDA A CONHECER A TRANSFORMAÇÃO DO INDÚSTRIA Livro coloca em pauta os movimentos modernos da indústria de impressão O que seria a impressão “Printing”? Costa: Chamamos a atenção para todo o desenvolvimento de apli- cações, especialmente em processos industriais com a utilização de impressão. O termo em inglês tem uma aplicação mais ampla que em português e mostra todo o estado de impressão, passando pela gráfica e pelos processos. O que queremos dizer é que há toda uma expansão de novas apli- cações, principalmente industriai, com base em sistemas de impres- são. Impressão de eletrônicos é só um dos exemplos. Há indústrias hoje como as de móveis, têxtil, cerâmica, calçados, painéis solares e várias outras que utilizam cada vez mais impressão. Na prática quais os diferenciais desse projeto? Costa: Vamos separar as coisas. Estamos lançando um programa junto com o Senai Cimatec da Bahia e com respaldo do Senai The- obaldo De Nigris visando levar soluções de produtividade, melho- ria de processos, integração de sistemas, treinamentos e até novos modelos de negócio. Inovação na prática. O Cimatec é um dos maiores centros tecnológicos do país com 44 especialidades incluindo robótica, software, logística etc. Tudo o que um projeto de inovação precisa podemos oferecer junto com a expertise das consultorias AN Consulting e Projeto Pack. No pacote é possível ter financiamentos via Finep e Sebrae através do Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, um dos organismos que compõem o Cimatec, além de 6 institutos de tecnologia do Senai e uma faculdade de engenharia com diferen- tes especializações incluindo mestrados e doutorados. É um projeto amplo e ambicioso e que será colocado à disposição da indústria gráfica. Esperamos que os empresários gráficos saibam aproveitar essa oportunidade

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