Revista Graphprint - Edição 189

GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 19 vejo a indústria hoje, existe um processo de amadurecimento das técnicas de impressão e de distribuição de conteúdo. Para o mer- cado gráfico editorial estão disponíveis no portfólio da EFI os sis- temas Metrics Printware e iQuote. Esse movimento, mencionado anteriormente, está sendo notado pela equipe de P&D da EFI, que oferece, frequentemente, atualizações nesses sistemas para atender a cada nova demanda.” PERFORMANCES CRIATIVAS O Connect mostrou de maneira lúdica como a impressão digital têxtil tem mercado e espaço para crescer. Duas apresentações con- seguiram exibir o potencial desses segmentos. A primeira divulgou como a impressão está inserida nos mercados mais diversos, como no Cirque du Soleil, por exemplo. Foram apresentadas situações que mostram como o espetáculo uti- liza soluções da EFI, desde a confecção de figurino até a produção de cenário. Com o auxílio da tecnologia, o show circense da com- panhia não ficou obsoleto e consegue, desde 1984, atrair a atenção do público. Uma das áreas que mais empregam funcionários no show é a de figurino, são aproximadamente 4 mil peças usadas por 1,3 mil artistas. O setor de criação de roupas é tão estruturado que a empresa produz figurinos para o cinema, como o do filme Aqua- man, que foi feito pelos profissionais do Cirque. A segunda atração focada no universo têxtil foi com a estilista de 15 anos, Ariel Swedroe. A jovem está ganhando grande destaque no mundo da moda devido à pouca idade e ao grande talento. Ariel vem de uma família artística. Seu avô é arquiteto e trabalha com moda. Ao frequentar seu estúdio, a jovem brincava de fazer vesti- dos para bonecas, e a família, percebendo o seu talento, a inscreveu na escola Design Lab Miami. No decorrer do curso, ela teve a ideia de fazer roupas com alguns desenhos de própria autoria, e foi daí que surgiu a sua empresa. Um dos equipamentos utilizados tanto no Cirque quanto pela jo- vem estilista é o ecossistema único, que inclui soluções de CAD 2D e 3D, a EFI Optitex 2D e 3D CAD e software Fiery DesignPro para design têxtil. A linha EFI Reggiani também foi muito aclama- da nas duas apresentações, e um dos motivos é oferecer impressão ecológica e produção de alto volume de passada única, com cores, usando uma variedade de tintas para qualquer tipo de tecido. CONNECT COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO Além do networking proporcionado no evento, muitos clientes ti- veram a oportunidade de conversar com os especialistas da EFI e encontrar a melhor solução para seus negócios. Um dos exemplos mais emblemáticos da história da EFI é o da Grafolabel, uma em- presa mexicana especializada em PDV, que comprou uma VUTEk. Outro caso que marcou bastante foi o de um cliente da Jamaica que tem o seu negócio principal focado no outsourcing de impres- são. Como a maioria das empresas do segmento estava sentindo os efeitos das mudanças no mercado, ele decidiu buscar formas de di- versificar e agregar valor ao seu negócio. “Durante sua participação no EFI Connect, ele conheceu mais oportunidades, tecnologias e tendências que o ajudaram na expansão do seu portfólio de serviços e na proposta de valor aos seus clientes, com soluções de campa- nhas de marketing omnichannel, fullfilment e e-commerce”, diz Tomoyose. O evento também é de extrema relevância para o públi- co brasileiro, pois os lançamentos e serviços, que antes demoravam muito para chegar ao Brasil, hoje acontecem quase simultaneamen- te. “Ao participar de um evento como o Connect, o empresário brasileiro tem a oportunidade de se aproximar dessas inovações, conhecer novas tecnologias e esclarecer suas dúvidas. Agora, o mais importante, a meu ver, é a possibilidade de networking desse even- to. A troca de experiências é muito rica e impulsiona a reciclagem em qualquer negócio”, afirma o executivo Ernande Ramos. APRESENTAÇÃO DO CEO No último trimestre de 2018, Bill Muir foi anunciado como novo CEO da EFI, assumindo a posição de Guy Gecht. O executivo ini- ciou seu discurso de maneira bem humorada, dizendo que assumia a responsabilidade de ter o cliente da EFI como um parceiro e vai trabalhar para que os dois lados tenham sucesso e que a relação seja além do momento de venda. Durante o evento, Muir falou dos desafios que irá enfrentar e descreveu diversas revoluções tecnoló- gicas que a sociedade teve nos últimos 10 anos, mostrando como a indústria da impressão acompanhou essas mudanças. Com otimis- mo, mas realista, ele descreveu que o mercado gráfico editorial não está no seu fim e que, mesmo que a indústria esteja longe do auge atingido em 2007, obteve melhoras significativas e, portanto, é pre- ciso saber olhar onde estão as oportunidades. “Enquanto a litogra- fia caiu quase 47% entre 2006 e 2018, a impressão digital quase

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