Revista Graphprint - Edição 189

GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 15 gindo até 15.000 IPH com espessura que varia entre 0,04 a 0,60 mm. Seu formato máximo de 640x940 mm acomoda uma ampla gama de trabalhos, não apenas para a impressão editorial, como de embalagens e promocional”, esmiúça o executivo. A ERA DA CUSTOMIZAÇÃO É fato, a venda das impressoras customizadas aumenta cada vez mais. “Hoje em dia, 50% da nossa produção mundial da Speed- master XL 106 é customizada o que mostra que as necessidades dos nossos clientes não são mais generalizadas. Há várias especialidades no mercado que precisam ser atendidas”, fala Fries. A mesma tendência já é vista no Brasil e várias destas máquinas customizadas foram instaladas em nosso mercado. “Temos uma grande procura de impressão de aplicações especiais sobre diferen- tes materiais de impressão, em linha, com controle de qualidade automatizado. O motivo desta mudança é o mercado, que está pe- dindo embalagens cada vez mais diferenciadas ou personalizadas”, analisa o executivo da Heidelberg. É necessário que o produto se destaque entre o grande número de ofertas e chame a atenção do consumidor final. “Estamos falando de impressoras com duas unidades de verniz, cura instantânea, apli- cação de lâminas metalizadas, unidades de impressão “IRIS” e com sistemas inteligentes de identificação de defeitos na impressão em li- nha, que elimina o cartucho detectado automaticamente”, diz Fries. Recentemente, a Koenig & Bauer e a Tetra Pak anunciaram uma parceria para impressão digital em cores para embalagens carto- nadas. “Com a impressora RotaJET 168, a Tetra Pak se aproveita das vantagens da impressão digital para produzir de forma simpli- ficada, além de oferecer valor agregado a partir de ações customi- zadas. É uma máquina de grande porte que foi desenvolvida em cooperação. Desde o início, esse projeto foi concebido par atender a demanda da Tetra Pak”, diz Faria. PAULO FARIA, DIRETOR GERAL DA KOENIG & BAUER (BR): “O mercado de embalagens, mesmo com a instabilidade política recente, consegue se manter estável quando comparado com outros segmentos. A expectativa neste momento é positiva e a atmosfera do mercado caminha para o crescimento.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=