Revista Graphprint - Edição 189

GRAPHPRINT Jan/Fev 2019 13 Para favorecer ainda mais os bons ventos que cercam a nossa ecnomia atualmente, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) disse que a confiança Intenção de consumo das famílias atingiu maior nível em 3 anos. É o maior patamar do indicador desde junho de 2015 (91,7 pontos). Para a CNC, os juros em queda, com infla- ção em baixa, formam o cenário que dá su- porte a uma maior disposição das famílias para o consumo. “Acredito que o segmento de embalagens terá um crescimento considerável este ano. Com a perspectiva de crescimento do PIB brasileiro em torno de 2,5% em 2019, o setor deve crescer de forma sustentável. As embalagens são afetadas diretamente pelo consumo da população, com o eminente aumento de crédito, os bons resulta- dos serão inevitáveis”, fala Denis Lopes, gerente de Produto Komori. A Heidelberg do Brasil, observa Philipp Fries, gerente de impresso- ras planas da Heidelberg, sentiu um crescimento constante durante o último ano. “Todos os segmentos mostraram uma melhora signi- ficativa. O setor de embalagem se destacou em relação aos outros, por isso estamos confiantes que também em 2019 vai liderar as áreas de impressão. Vários projetos se concretizaram e outros nas- ceram, um bom início para um ano que está apenas começando”, diz o executivo. Na visão de Paulo Faria, diretor geral da Koenig & Bauer (BR), o mercado de embalagens, mesmo com a instabilidade política re- cente, consegue se manter estável quando comparado com outros segmentos. “A expectativa neste momento é positiva e a atmosfera do mercado caminha para o crescimento”, avalia Faria. SOBRE AS IMPRESSORAS QUE ATENDEM O SETOR DE EMBALAGENS Fries comenta que como o setor de embalagens se divide em vários segmentos, que têm necessidades diferentes em relação a configu- rações e opcionais das impressoras, a Heidelberg mostra diferen- tes soluções. “Focamos todo o processo de produção, nossa meta chama-se zero defeitos, soluções para todo o processo gráfico que garantem a eliminação de defeitos na embalagem. Por meio do conceito “Smart Print Job” (gráfica inteligente), apresentamos esta filosofia com muito sucesso para nossos clientes no nosso PMC (Print Media Center) na fábrica da Heidelberg emWiesloch. Con- seguimos provar que a teoria se tornou realidade e que a impressão digital tem seu lugar ao lado das máquinas offset também no seg- mento de embalagem”, destaca Fries. Uma característica é, por exemplo, acertos muito rápidos que a Heidelberg realizou com o conceito “push to stop”. A própria má- quina consegue identificar e realizar ações necessárias para prepa- DENIS LOPES, GERENTE DE PRODUTO KOMORI: “As embalagens são afetadas diretamente pelo consumo da população, com o eminente aumento de crédito, os bons resultados serão inevitáveis.”

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