Revista Graphprint - Edição 188

GRAPHPRINT Nov/dez 2018 47 Organizações que empregam RV também experimentaram aumen- tos de eficiência (15%) e de segurança (15%), utilizando-a para treinar sua força de trabalho em experiências imersivas, no lugar de ambientes de alto risco. A pesquisa também sugere que, como a tecnologia imersiva inseri- da nas operações da empresa não depende das diversas necessidades dos clientes, mas do foco em metas de negócio bem definidas, o potencial para sua adoção e inovação aumentará significativamente nos próximos 12 a 18 meses. Estados Unidos e China são os investidores mais agressivos O relatório apurou que as empresas nos Estados Unidos e na China estão liderando a corrida de implementação, com mais de 50% das companhias pesquisadas afirmando já terem implementado tecno- logias imersivas para operações de negócios. Enquanto isso, mais de 50% das corporações na França, na Ale- manha, nos países nórdicos e no Reino Unido ainda estão apenas experimentando iniciativas de RA/RV. “As tecnologias imersivas percorreram um longo caminho em pou- co tempo e continuarão a evoluir. Diante da forte concorrência de investidores agressivos provenientes dos Estados Unidos e da China, as empresas precisam simplificar investimentos para que sejam capazes de aproveitar o potencial de crescimento de longo prazo que essa tecnologia oferece”, explicou Lanny Cohen, Chief Innovation Office da Capgemini. “Para gerar o maior valor de negócios de RA e RV, as companhias precisam de uma estrutura de governança centralizada, de provas de conceito que estejam alinhadas à estratégia de negócios e, ainda, que consigam impulsionar a inovação e o gerenciamento de mu- danças de funcionários”, completa. A Capgemini entrevistou 709 indivíduos detentores de considerá- veis conhecimentos sobre as iniciativas de Realidades Aumentada e Virtual em 709 empresas. Sendo que 73% das organizações repor- taram receitas de mais de US$ 1 bilhão no ano fiscal de 2017. A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2018. 1. Colocar em prática um modelo de governança centralizada e criar conscientização sobre RA/RV: 78% dos “investidores pre- cursores” possuem equipes dedicadas ou dispõem de centros de inovação para gerenciar as atividades gerais de RA/RV da orga- nização, em comparação com apenas 51% de outras empresas; 2. Investir na atualização de talentos, preparando-os para ado- ção futura: 93% dos “investidores precursores” estão investindo pesadamente em equipes inter- nas de especialistas em Agile, em comparação com apenas 76% do restante das companhias entre- vistadas; 3. Focar em casos de uso corretos, que fornecem valor duradouro e dão suporte aos funcionários: en- contrar o caso de uso adequado e testar sua aplicabilidade é uma das três principais prioridades para os “investidores precurso- res”, enquanto, atualmente, a in- capacidade de identificar um ca- so de uso é um desafio para mais de 50% das organizações. 4. Preparar a infraestrutura tecnológica para integrar Rea- ESTRATÉGIAS PRINCIPAIS PARA EXPANDIR AS INICIATIVAS DE RA/RV lidades Aumentada e Virtual: O relatório constatou que a falta de disponibilidade de dados e tecnologia são as prin- cipais barreiras para a adoção de RA e RV. Para as orga- nizações, a principal necessidade do momento é garantir uma integração suave de Realidades Aumentada e Virtual com suas tecnologias atuais e legadas, bem como com a sua cultura.

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