Revista Graphprint - Edição 188

GRAPHPRINT Nov/dez 2018 43 Twins, enquanto 45% delas ainda não passaram da fase-piloto. Da mesma forma, apesar de serem responsáveis por 58% dos gastos globais em pesquisas e de- senvolvimento em 2017, pouco menos de um em cada cinco (19%) fabricantes figuram na lista das empresas mais inovadoras de 2018 divulgada pela Forbes. Com isso, destacam o ‘efeito âncora’ de produtos legados e a necessidade de repensar as abordagens atuais de inovação e engenharia de produtos e serviços. Se os fabricantes realmente querem monetizar as oportunidades de produtos conectados inteli- gentes, também precisarão melhorar o desenvol- vimento de habilidades de TI e software. As con- tratações externas não darão conta de suprir com- pletamente a demanda por talentos digitais – con- forme enfatiza o relatório -, o que significa que as organizações precisarão investir em treinamento digital, em ferramentas e no desenvolvimento de novas formas colaborativas de trabalho para seus atuais funcionários. Em paralelo, a criação de um ecossistema digital ampliado será fundamental e dará origem a novos serviços end-to-end. CONTATO COM O CLIENTE Os fabricantes também precisarão rentabilizar os dados gerados por produtos conectados em sua transição para serviços de vendas. O uso de dados dos produtos conectados, bem como os comentários de clientes extraídos de canais so- ciais estão, cada vez mais, substituindo as pes- quisas de mercado tradicionais para estimular a inovação em produtos e serviços. E, apesar da crescente importância dos dados e da tecnologia por meio da qual são obtidos, o relatório conclui que apenas 25% dos fabricantes está usando es- sas informações para fornecer insights acionáveis para a inovação de produtos. No que tange ao desenvolvimento de novos pro- dutos, dois em cada cinco fabricantes indicaram que estão usando tecnologias de inteligência ar- tificial (IA) para analisar dados de clientes. Essas descobertas sugerem que uma significativa par- cela das empresas de manufatura está perdendo a oportunidade de alavancar dados em seus pro- cessos de design e desenvolvimento. Eles tam- bém enfrentam múltiplos desafios quando se trata de alavancar dados de produtos e de ecossistemas de parceiros para impulsionar a inovação. A pesquisa mostra ainda que 54% das organizações estabeleceram programas para promover a colaboração com startups, terceiros e fornecedores. No entanto, menos de um terço deles aproveitou esses programas para codesenvolver produtos com o ecossistema de parceiros. CONEXÃO DIRETA Com a fabricação de produtos cada vez mais voltada para a conectividade, também cresce a necessidade dos fabricantes integrarem os recursos de software em seus pro- cessos de design de produto. E os ciclos de produto precisarão ser ajustados para atender às demandas de atualiza- ções frequentes - um fenômeno comum no mundo dos aplicativos. A pesquisa revela que os manufatureiros consideram o papel do software e da TI em produtos como um dos três principais fatores que afetam seus negócios, além de manter a continui- dade digital e de alterar o modelo de negócios baseado em produto para o de serviços. “Com os significativos ganhos potenciais de produtos conectados inteligentes e de continuidade digital previstos para os próximos 2 anos, a exigência de investimento em novas tecnologias é grande demais para que possa ser ignorada pelos fabricantes. No entanto, o caminho para chegar lá é desafiador. Os fabricantes devem equilibrar as prioridades entre sustentar seus negócios principais enquanto investem na acelera- ção digital. Eles devem realizar investimentos em habilidades digitais, ecossistemas, ferramentas, roadmaps e em novas formas de trabalho. É muito trabalhoso, porém, para aqueles que o fizerem corretamente, haverá uma liderança sustentável dos ga- nhos”, fala Jean-Pierre Petit, Head de manufatura digital da Capgemini. CERCA DE 50% DOS FABRICANTES PRETENDEM INVESTIR MAIS DE 100 MILHÕES DE EUROS EM PLATAFORMAS E EM SOLUÇÕES DIGITAIS DE GESTÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS (PRODUCT LIFECYCLE MANAGEMENT - PLM) NOS PRÓXIMOS 2 ANOS

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