Revista Graphprint - Edição 188

3 GRAPHPRINT Nov/Dez 2018 Falando sério, está cada vez mais complicado separar o que é fake News e o que é verdade, né?! De acordo com o estudo sobre a disseminação de notícias falsas na internet, realizado por cientistas do MIT Instituto de Tecnologia de Massachusetts - EUA (MIT), as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. Foram analisadas todas as postagens, por meio de agências independentes de checagem de fatos, disseminadas no Twitter desde 2006, quando a rede social foi lançada, até 2017. Por incrível que pareça, é verdade, o estudo concluiu que as informações falsas ganham espaço na internet de forma mais rápida, mais profunda e com mais abrangência que as verdadeiras. Cada postagem verdadeira atinge em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares - aquelas que estão entre o 1% mais replicado - atingem de mil a 100 mil pessoas. Que tal voltarmos ao tempo e lembrarmos das Eleições recentes? Afinal, queira ou não queira, o brasileiro usou - e muito - as redes sociais para escolher o melhor candidato. Um levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da Universidade de São Paulo (USP) revelou que 12milhões de brasileiros compartilham informações inverídicas. Isso sem falar nas Junk News, ou seja, a proliferação de notícias enviesadas. Enquanto alguns tentam inventar, outros trazem a verdade impressa. Sim, caso ainda não tenha pensado nisso, estou me referindo diretamente à impressão. Note, caro leitor (a), que as fakes News já estão trazendo novos negócios para o nosso meio. O WhatsApp, recentemente, expôs na Folha de S. Paulo um anúncio alertando as pessoas a respeito da importância de verificar a autenticidade das notícias que recebem. Talvez seja por isso que a pesquisa realizada pela Kantar, denominada de “Trust in News”, com 8 mil consumidores de notícia nos Estados Unidos, França e Brasil, apontou que há mais confiança na mídia impressa do que na mídia digital. A pesquisa revelou que 72% dos entrevistados confiam mais em revistas de notícias impressas. Durante a 3ª edição do Aberje Trends - Tendências da Comunicação, realizado recentemente em São Paulo, com renomados profissionais da comunicação, Marcelo Diego, CEO da Máquina Cohn & Wolfe, comentou que e “Os veículos não têm mais o domínio da informação depois que a publica”. Quando a notícia se torna pública, as pessoas podem reembalar nas redes sociais da forma que desejam. Quando impressa, a notícia não consegue ser reembalada. E isso, definitivamente, é bom para nós. Quem vive de fato, sabe do que estamos falando. 2019 está chegando. É verdade, pode compartilhar. Saudações Graphprintenses, Fábio Sabbag Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto (agnelo@agneloeditora.com.br) Diretora Financeira Samantha de Barros (samantha@agneloeditora.com.br ) Publicidade Érica Brandão (erica@agneloeditora.com.br ) Editor chefe Marcos Mila (MTb 26.418) (marcos@agneloeditora.com.br ) Editor Fabio Sabbag (MTb 66.400) (fabio@agneloeditora.com.br ) Edição de Arte e Diagramação Geraldo de Oliveira (geraldo@agneloeditora.com.br) Editor de Fotografias Yuri Zoubaref (fotografia@agneloeditora.com.br ) Gerente de TI Carlos Eduardo Manrubio Cabral (eduardo@agneloeditora.com.br ) Mailing e Assinaturas Fernando Clarindo (fclarindo@agneloeditora.com.br Impressão e Acabamento Gráfica GRASS Rua José Tobias Santos, 37 A CEP 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel 55 11 3837-7979 graphprint@agneloeditora.com.br Ano 21 • Nov/Dez • Nº 188 GRAPHPRINT é uma publicação bimestral da AGNELO EDITORA E COMÉRCIO LTDA. Cir­ culação Nacional. Dirigida às indústrias gráficas, de embalagens, fotolitos e bureaus, editoras, agências de publicidade, fornecedores, univer­ sidades, escolas técnicas, consulados, órgãos governamentais e entidades de classe. Editorial Quem imprime fato não compartilha fake AGNELOEDITORA REVISTAGRAPHPRINT ANOXXI -Nº 188 -NOV/DEZ 2018 www.graphprint.com.br Desde1998 imprimindo credibilidade -ANOXXI -Nº188 -NOV/DEZ Vencedores em alta CAPAGRAPH 188NOVDEZ02.indd 1 14/12/2018 12:13:44

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=