Revista Graphprint - Edição 186

GRAPHPRINT Jul/Ago 2018 43 tiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Elizabeth de Carvalha- es. “Ele é fundamental no dia a dia de comerciantes e consumido- res. É base, por exemplo, para a produção de um material chamado Polpa Moldada, que serve para bandejas para transporte e proteção de diversos produtos, como hortifrutigranjeiros, ovos, lâmpadas, celulares, geladeiras, fogões, entre outros”, destaca. Ao mesmo tempo em que o setor produtivo florestal garante altos padrões de gestão social, manutenção dos corredores ecológicos, eficiência da proteção à biodiversidade, preservação dos recursos hídricos e remoção de carbono da atmosfera, segundo Elizabeth. INDÚSTRIA SUSTENTÁVEL Os plantios de florestas são realizados pelas empresas do setor e por meio de importantes programas de fomento, que geram valor social, valorizam pequenos produtores e ajudam a reduzir a pressão sobre florestas nativas com a recuperação de solos degradados. Em 2015, 18 mil famílias foram beneficiadas por programas de fomen- to em todo Brasil. O plantio de árvores tem um importante papel ambiental ao evitar o desmatamento de habitats naturais, prote- gendo a biodiversidade, o solo e as nascentes de rios e recuperando áreas degradadas. Para cada hectare plantado para fins industriais, o setor protege outro 0,7 hectare em áreas de reserva, segundo a Ibá. São 5,6 milhões de hectares de áreas naturais na forma de Áreas de Preservação Permanente (APPs), de Reserva Legal (RL) e de Reser- va Particular do Patrimônio Natural (RPPNs). As árvores são fontes de energia renovável e contribuem para a redução das emissões de Gases causadores do Efeito Estufa, por serem estoques naturais de carbono. Os 7,84 milhões de hectares do setor foram responsáveis pelo estoque de aproximadamente 1,7 bilhão de toneladas de dióxido de carbono equivalente em 2016 (CO2eq – medida métrica utilizada para comparar o efeito dos vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um). Com condições climáticas favoráveis, disponibilidade de terras e indústria bem desenvolvida, o Brasil é um dos maiores produtores de celulose e papel do planeta. O setor vem aumentando a sua importância na economia brasileira ano a ano. O segmento de pa- pelcartão representou 6,4% da produção de papéis em 2016. No panorama internacional, Nilton Saraiva, presidente da Ibema, observa que a indústria de papelcartão teve um excelente resultado na Europa nos últimos anos. Os dez melhores grupos de cartão europeus possuem uma participação de mercado de 40%, cada uma com capacidade de conversão superior a 50 mil toneladas, se- gundo a Associação Europeia de Cartão e Papelcartão Pro Carton. “O consumo do produto vem crescendo de maneira consistente lá devido à maior conscientização ambiental dos europeus e à preocu- pação com a qualidade. É um modelo e um exemplo a ser seguido pelo Brasil”, avalia Saraiva. SUSTENTABILIDADE Os recursos utilizados na produção do papelcartão são reno- váveis. Certificações como o FSC garantem que o manejo seja feito de maneira sustentável. As árvores crescem absorvendo di- óxido de carbono e armazenando carbono - processo que é me- dido em termos de carbono biogênico. Ou seja, as árvores plan- tadas ajudam a remover o carbono da atmosfera e contribuem para reverter o efeito estufa no planeta - o carbono positivo. E o papelcartão é totalmente reciclável. Suas fibras podem ser recicladas cerca de cinco vezes e, quando a reciclagem não é mais uma opção viável, podem ser compostadas organicamente ou transformadas em energia por incineração especial. Atual- mente, o papelcartão é o material de embalagem mais reutiliza- do na União Europeia, com uma taxa de reciclagem de 81,3%, segundo dados da Confederação Europeia de Papel. DESIGN Com alta qualidade de impressão, possibilidade de criar textu- ras e finalizações diferenciadas e técnicas especiais de impressão, o papelcartão é versátil. Com o produto é possível criar estrutu- ras variadas, como caixas em diversos formatos, com tampas de abrir e fechar, cortes, aberturas, displays. Com isso, o material possibilita uma infinidade de soluções inteligentes em embala- gens, tanto para as marcas, como para os consumidores. COMUNICAÇÃO O papelcartão é parte fundamental do mix de publicidade e propaganda dos produtos. Além de displays, as embalagens po- dem impactar e persuadir os consumidores, uma vez que 75% das decisões de compra são feitas diante das prateleiras, no con- tato visual com o produto. E a qualidade da embalagem é parte importante do reconhecimento da marca. SEGURANÇA Embalagens em papelcartão podem ser projetadas para incor- porar sistemas de segurança, como provas de violação, resis- tência infantil ou outros benefícios relacionados à marcação, design construtivo criativo, tecnologias de sistema de impressão e tinta. Isto também ajuda a reduzir as perdas e garante ao vare- jo maiores níveis de confiança. Vantagens do papelcartão

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