Revista Graphprint - Edição 186

GRAPHPRINT Jul/Ago 2018 23 Peter Hamm, gerente geral da ReproService EuroDigital GmbH, um dos principais players do mercado de pré-impressão de emba- lagens da Alemanha, observa: “A qualidade de impressão mudou. No passado, tínhamos uma lacuna entre os sistemas de rotativas e o flexo. Hoje, temos uma solução de impressão mais avançada do que a rotogravura.” TRAJETÓRIA A jornada do sistema Kodak Flexcel NX começou em 2006 com aquisições da Kodak Polychrome Graphics (KPG) e da Creo. Chris Payne, presidente da Divisão de Embalagens Fle- xográficas da Kodak, explica: “Reconhecemos que, devido ao avanço do digital na indústria de impressão, precisávamos pas- sar para áreas como impressão industrial. Não tínhamos nada em impressão flexográfica, mas tínhamos tecnologias e habili- dades para entrar em Flexografia.” Ele acrescenta que houve uma grande oportunidade para torná-la um processo muito mais dominante, com desempenho de impres- são premium. “O feedback mais gratificante para mim é que, hoje, a maioria das gráficas que usa nossos produtos não apenas obtêm a qualidade de que precisam para as marcas, mas também obtêm eficiências de produção”, destaca. À medida que a tecnologia pioneira do Sistema Flexcel NX evo- luiu, a Kodak aperfeiçoou um meio de transportar tinta de forma mais eficaz na chapa. “Isso, por meio de padrões de superfície estru- turados em cada ponto de impressão, o que permite reter e geren- ciar o fluxo de tinta na chapa de maneira muito mais sofisticada. “A superfície de impressão da chapa é criada com padrões diferentes, com formas e profundidades variadas, definidas de acordo com os requisitos de saída impressos do conteúdo da imagem. A exclusiva tecnologia de geração de imagens e o processo de criação de chapas da Kodak processam esses dados com precisão. O resultado é um desempenho de impressão otimizado no ambiente complexo do processo de flexografia” detalha Payne. Especialistas do setor esperam claramente que a impressão flexo- gráfica conquiste a mesma participação de mercado da rotogravura, da mesma maneira que o offset expandiu seu alcance. O contro- le de processos e imagens possibilita a escolha de retículas FM e impressão em até sete cores. Isso amplia as opções de aplicação para compradores de produtos impressos em todas as partes da in- dústria, mas, especialmente, para os proprietários de marcas que desejam estender seu alcance de mercado por meio de inovações nas embalagens. Payne observa: “Ainda estamos nos primeiros estágios com Flexo- grafia, leva tempo para ganhar o buy-in da marca e para investi- mento de capital adicional em equipamentos de impressão. Mas isso está acontecendo. As pessoas que estão investindo nesse pro- cesso hoje abrem espaço para uma enorme oportunidade”, afirma. GRANT BLEWETT, DIRETOR MUNDIAL DE VENDAS PARA O SEGMENTO DE EMBALAGENS DA KODAK E DAVE JARVIS, FUNDADOR DA PRINTQUEST - EMPRESA DE PRÉ-IMPRESSÃO FLEXOGRÁFICA NO REINO UNIDO PETER HAMM, GERENTE GERAL DA REPROSERVICE EURODIGITAL GMBH, UM DOS PRINCIPAIS PLAYERS DO MERCADO DE PRÉ-IMPRESSÃO DE EMBALAGENS DA ALEMANHA. “A QUALIDADE DE IMPRESSÃO MUDOU. NO PASSADO, TÍNHAMOS UMA LACUNA ENTRE OS SISTEMAS DE ROTATIVAS E O FLEXO.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=