Revista Graphprint - Edição 185

GRAPHPRINT Mai/Jun 2018 5 Mercado Retomada é realidade Agora os maiores desafios são como fidelizar os clientes cada vez mais exigentes e ampliar as vendas em um cenário tão competitivo, inovador e tecnológico A economia entrou em um ritmo de retomada e crescimento. Explorar o ambiente físico e o digital e criar canais de relacionamento com consumidores que facilitem a compra também são pilares para a sustentabilidade do negócio. O comércio eletrônico, por exemplo, se destaca com um desempenho otimista, registrando um faturamento de R$ 49,7 bilhões em 2017. Em 2018, o varejo online brasileiro deve arrecadar R$ 86,3 bilhões, excluindo vendas dos setores de ingressos e turismo. Por outro lado, 93,4 milhões de internautas brasileiros classificados como “digital shoppers” (usuários que navegaram, pesquisaram e adquiriram produtos online) não finalizaram a com- pra, necessariamente, pela internet. Os consumidores buscam conveniência e comodidade no mercado virtual, por isso são fatores decisivos o valor do frete e a forma da entrega. O consumo das famílias também percorre o caminho da expansão e, segundo estudo realizado pelo Credit Suisse, deve ter um crescimento expressivo de 2,8%. “A expectativa para o varejo em 2018 é moderna, revolucionária e disruptiva”, avalia Jorge Biff Netto, coordenador da área de MBA da Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR). “Hoje temos diversos sinais de recupera- ção. Será um ano em que apenas experien- tes e preparados irão sobreviver”, assegura. Biff Neto lembra que um dos setores que mais experimentaram expansão foi o têx- til. A estimativa para o segmento é de cres- cimento de 3,2% no volume de vendas do vestuário, chegando a 6,34 bilhões de pe- ças. Já em valores nominais (sem descontar a inflação), espera-se evolução de 6,3%, o que equivale a R$ 204,34 bilhões. Se- gundo o coordenador, os fatores que mais contribuíram para sinais positivos na eco- nomia foram os atos do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), a queda dos juros, o controle da inflação e as mudanças trabalhistas.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=