Revista Graphprint - Edição 185

GRAPHPRINT Mai/Jun 2018 20 Os impressores que escolheram trabalhar e imprimir nos chamados papéis criativos possuem uma combinação per- feita de suas técnicas e know-how. Os designers gráficos sabem disso. “Para ajudá-los a encontrar e conhecer suas impressoras em todo o mundo, lançamos um programa chamado Academia de Impressoras Certificadas. Este programa foi projetado para ajudar e orientar as gráficas a entender melhor os papéis criativos da Arjowiggins. Lançado na primavera de 2016, este programa foi inicial- mente implantado com gráficas baseadas em oito cidades asiáticas - Bangkok, Cingapura, Kuala Lumpur, Hong Kong, Guangzhou, Xangai e Pequim - e agora já possui 40 gráficas certificadas em outros locais (Ásia, Emirados Árabes Unidos, Estônia, França, Austrália). Os impres- sores participantes foram selecionados com base em su- as habilidades técnicas e criativas, mas também em uma abordagem comercial voltada para uma clientela exigente e de alto nível”, conta Balaresque. O princípio da academia é simples: dar uma certificação, através de um diploma, para as gráficas que usam os papéis criativos da Arjowiggins e, assim, permitir recomendar sua experiência e habilidades para imprimir em nossos produtos. Para obter a certificação, as gráficas terão que produzir uma obra impressa em várias referências de nossos papéis em qua- tro técnicas de impressão (offset, serigrafia, embossing e hot stamping) nas quais serão avaliadas. Fornecemos a eles um Há crescimento no consumo de papéis especiais no Brasil? E no mundo? ARJOWIGGINS CREATIVE PAPERS “Tanto no Brasil como no resto do mundo, há uma demanda crescente de papéis criativos no mercado de embalagem de luxo. Cada vez mais, os clientes querem diferenciação e agregar valor à imagem da marca e de seu produto. Eles buscam todas as formas possíveis através de cores, texturas, tato. A qualidade do papel como suporte de impressão é a base para isto, e fazem com que o mercado tenha uma constante curva de crescimento”, diz Balaresque. FEDRIGONI “Sim. O crescimento de especialidades no mercado interno é tão significativo que a conceituada linha Color Plus há 32 anos apresenta números extremamente positivos, como por exemplo seu crescimento de 33% no ano de 2017. Esses números e esse clima positivo também são identificados pelas nossas outras unidades espalhadas ao redor do mundo”, fala Silva. FILIPERSON “Sem dúvidas há crescimento representativo no consumo dos papéis especiais não só aqui no Brasil como em todo o mundo. A cada dia há maiores necessidades de se destacar dos concorrentes, de se fazer as suas peças promocionais mais efetivas, de agregar valor a sua comunicação impressa. Para isso, dia após dia o mercado abre mais portas aos papéis especiais. Os destaques da Filiperson para esse mercado são os papéis especiais para impressão laser colorida de alta resolução, em diversos formatos e gramaturas, os papéis especiais metalizados para a impressão digital e os papéis texturizados”, diz Grassiotto. kit completo, incluindo as informações e ferramentas neces- sárias para realizar o trabalho. Um júri de especialistas com sede em Paris decide, com base no trabalho recebido, se a impressora é capaz de receber a certificação Arjowiggins. Este programa, que se pretende expandir para outras partes do mundo, permitirá à Arjowiggins Creative Papers criar uma verdadeira rede de especialistas, baseada na confiança mútua e na experiência irrepreensível dos nossos papéis criativos. Um mapa do mundo, incluindo a localização e os contatos dessas impressoras certificadas pela Arjowiggins, está disponí- vel para os clientes por meio do site www.arjowigginscreati- vepapers.com . “Seja emCingapura ou emHong Kong, todas essas impressoras têm a mesma paixão, independentemente do tamanho de seus negócios, uma exigência e o amor por um trabalho bem feito”, encerra Balaresque. Definitivamente, falamos de quebra de receios. “Este pa- radigma mudou muito devido à crescente demanda de papéis especiais nos projetos gráficos. Há cada vez mais conhecimento sobre as técnicas de impressão e, sem dúvi- da alguma, familiaridade entre produto e os profissionais envolvidos. Sabemos que a essência do produto é trans- mitir um diferencial, e por esse motivo o mercado gráfico se adequou de forma positiva aos papéis da Fedrigoni”, garante Silva, aproveitando para agradecer a rede de dis- tribuição que representa com solidez e força comercial a marca Fedrigoni.

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