Revista Graphprint - Edição 185

GRAPHPRINT Mai/Jun 2018 19 GUSTAVO SILVA, GERENTE DE MARKETING E COMERCIAL BRASIL DA FEDRIGONI BRASIL: “Os papéis considerados especiais estão sendo tratados no mercado gráfico de forma diferente nos últimos 3 anos, pois as grandes tiragens migraram para pequenas tiragens com acabamentos e quantidades diferenciadas.” abrindo caminho para a próxima geração de pro- dutos inteligentes para muitas indústrias. Agora, há uma evolução deste produto, que é o Alive, uma solução considerada por nós uma “chave à mão”. Alive consiste em Powercoat como suporte com um circuito eletrônico e chip NFC integrado direta- mente dentro da folha de papel. Esta aplicação re- volucionária fará suporte ao papel, tornando-o uma interface conectada e permitirá uma série infinita de aplicações. Papel e tecnologia digital, portanto, se juntam em comum para dar origem ao papel do futuro”, detalha Balaresque. A Filiperson tem lançado muitas novidades para im- pressão digital. Papéis metalizados, coloridos e textu- rizados. “Agora, após meses de pesquisas e desenvol- vimento, lançaremos um produto que representará para a impressão digital o mesmo que representou há 25 anos o lançamento do papel Filicoat, naquela épo- ca desenvolvido e produzido por encomenda de nosso parceiro Xerox do Brasil. Foi o primeiro papel especial para impressão de toner seco colorido de alta resolu- ção a ser comercializado no Brasil, tendo se tornado, ao longo dos anos sinônimo de papel fotográfico laser. Agora, com esse novo produto, esperamos o mesmo impacto. Porém, nosso departamento de marketing prepara esse lançamento e, por enquanto, não pode- mos comentar mais”, aguça Grassiotto. A Filiperson investe constantemente em pesquisas e desenvolvimentos. Neste momento o foco é a impressão digital promocional e o segmento So- Ho. “Estivemos em janeiro na feira Paperworld na Alemanha pesquisando tendências e buscando inovações”, avisa. Com a cultura de lançar linhas de papéis especiais a cada seis meses, a Fedrigoni, em conjunto com seu time de backseller, trabalha para atender as de- mandas do mercado, traduzindo cor, textura e brilho dentro de novos projetos. “Posso citar como exemplo o recém-lançado Color Fluo, um papel acidfree, com cores vibrantes que traz um grande diferencial para o mercado gráfico”, avisa Silva, reforçando ainda que a Fedrigoni tem três linhas em destaque. “A Color Plus, que sempre se reinventa com novas cores e gramatu- ras; a já citada linha Color Fluo que traz como dife- rencial cores vibrantes; e a linha F-card, cartolina, um produto tão consumido em nosso mercado interno, mas que conseguimos reinventar trazendo cores vivas e escuras para dentro deste mercado”, detalha. QUEBRA DE BARREIRAS Indagado se ainda há certo receio por parte do gráfi- cos para entrar em máquina com determinado tipo de papel especial, Grassiotto diz que em alguns casos esse receio existe. “Muito desse sentimento se origi- na no fato de que alguns fornecedores, sem maiores compromissos, indicavam papéis incompatíveis aos clientes, gerando problemas e prejuízos aos mesmos. Agora, temos observado, os usuários estão mais cri- teriosos pois sabem quais são os fornecedores e quais são os produtos confiáveis. Aqueles aventureiros têm encontrado muito maior resistência em comercializar os seus produtos alternativos”, diz.

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