Revista Graphprint - Edição 184

GRAPHPRINT Mar/Abr 2018 41 A Kantar Worldpanel apresenta um novo estudo que aponta hábi- tos e tendências de consumo para este ano. De acordo com Christi- ne Pereira, diretora comercial da empresa, as informações mostram como a vida cada vez mais conectada, com excesso de informa- ções, e a busca por simplificação no dia a dia, bem como o bolso apertado, estão transformando a forma de comprar do consumidor brasileiro. Pelo segundo ano consecutivo, os gastos das famílias superam a renda. Em 2017, metade dos lares brasileiros gastou acima da ren- da. O ano de 2015 foi o pior ponto para o consumo domiciliar de alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza. Em 2016 e 2017 houve lenta recuperação, mas ainda insuficiente para retornar aos patamares de 2014. Uma das mudanças estabelecidas é que o processo de comprar é cada vez menos linear e mais interativo, já que o mundo conectado propicia uma enorme gama de pontos de contato do consumidor Cada vez mais interativo e inteligente LEVANTAMENTO MOSTRA COMO NOVOS HÁBITOS ESTÃO TRANSFORMANDO A FORMA COMO O BRASILEIRO COMPRA com aquilo que pretende adquirir: além das tradicionais visitas aos pontos de venda, o comprador trava contato com posts e fotos nas redes sociais, vídeos, compartilhamento de links, depoimentos e compras on-line, entre outras possibilidades virtuais. Com essa multiplicidade de possibilidades a que têm acesso, os shoppers visitam mais canais de compra. Em 2017, eles compra- ram em sete canais diferentes - foram cinco em 2013 -, porém, o valor gasto em cada um deles é cada vez menor, inclusive nos canais que ganham clientes. De acordo com o levantamento da Kantar Worldpanel, nesse ce- nário nacional de tênue recuperação econômica, os shoppers estão fazendo escolhas mais inteligentes, em busca de eficiência e econo- mia. Então, têm valorizado as moedas “dinheiro” e “tempo”. Assim, embora haja uma frequência menor de ida dos shoppers aos pontos de venda, eles levam mais produtos a cada visita, incluindo itens de categorias práticas e simples.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=