Revista Graphprint - Edição 184

GRAPHPRINT Mar/Abr 2018 18 firme em ambientes que não atuamos e, consequentemente, não conhecemos. O dinheiro está mais curto. Isso é fato. De acordo com o relatório da Oxfam International Report - publicado no Fórum Econômico Mundial, realizado recentemente, 15% da po- pulação estão vivendo com menos de 2 dólares por dia e 56% estão vivendo com uma média de 6 dólares por dia. O mesmo relatório mostra que 82% das novas riquezas de 2017 foram para os 1% mais ricos da população. Trata-se de definir o seu empresarial. De uma vez por todas. Planejamento é a bola da vez. O sucesso de uma empresa acontece antes de qualquer negociação. A organização precede o sucesso. Ou o insucesso. Estratégias bem desenhadas servem para a aquisição de novos clientes. Vender ou prestar serviços demanda saber quem é seu público e onde ele está, e isso é uma tarefa complexa, mas necessária ao empreendedor moderno. A busca por potenciais clientes é vinculada a contatos e informa- ções que estão espalhadas também no ambiente digital. Mesmo assim, quem acha que a ação de vender se tornou mais fácil pode estar enganado. Para vender com inteligência é fundamental utili- zar os instrumentos corretos por meio das pessoas adequadas. Des- perdícios de capital humano e recursos levam à bancarrota. Agora, como sobreviver, ou melhor, ter sucesso no meio impresso, é o segredo guardado por poucos e disputado por muitos. Recente- mente, li um estudo sobre o futuro do varejo que defende que até 2025 a distinção entre loja física e on-line deverá desaparecer. Uma vez que os consumidores buscam uma satisfação em tempo real de suas necessidades de consumo, o conceito de loja on-line deverá sobreviver apenas como recurso de retaguarda no gerenciamento das transações. Alguma semelhança com a extinção surreal do meio impresso defendida por alguns ultrapassados guris? Vamos, sim, entrar na era da realidade virtual, inteligência artificial e internet das coisas. Prepare-se, pois o engajamento do consu- midor tornará uma fonte de dados dos anunciantes. A realidade aumentada caminha para se sobrepor à realidade virtual. A adoção generalizada de smartphones cada vez mais poderosos continuará a melhorar a experiência das compras. É o web-to-print em ação. Até 2025, os consumidores vão permitir que serviços de assistentes digitais, como um chatbot, os auxiliem na identificação de ofertas relevantes. Os consumidores estarão mais dispostos a compartilhar dados pessoais, desde que isto reflita em conveniência e personali- zação na interação com os varejistas e grandes marcas. E ai, a sua gráfica está pronta? O game é novo e passar de fase não é mais como ir à banca e comprar aquela revista com as dicas para salvar o jogo.

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