Revista Graphprint - Edição 183

Entrevista GRAPHPRINT Jan/Fev 2018 6 Por dentro da aquisição Recentemente, a HB Fuller Company finalizou a compra da empresa de adesivos brasileira Adecol Ind. Química, Ltda. O investimento reflete a in- tenção da multinacional HB Fuller em busca de um plano maior de expansão global e que inclui solidificar e expandir sua presença nos principais mercados emergentes. De acordo com a empresa, as estimativas do consumo mundial de adesivos, em 2014, giraram em torno de US$ 40 bilhões, devendo alcançar os US$ 45 bilhões em 2019. A HB Fuller é uma das maiores empresas a operar na indústria de adesivos e vedantes atualmente, com geração de US$ 2,1 bilhões de receita líqui- da no ano fiscal de 2016. O mercado brasileiro de adesivos, que fechou 2015 com um volume de negócios total de R$ 2,6 bilhões, segundo a Abiquim, é composto de um mix de produtores independentes de pequeno e médio porte, além de vários players multinacionais de grande porte. Os produtos desenvolvidos e fornecidos pela in- dústria de adesivos e vedantes têm ampla apli- cação em muitas outras indústrias, incluindo a etiquetagem de contêineres, vedação de caixas e cartão, criação e construção, produtos de couro e sapatos, artigos de higiene descartáveis, fitas ade- sivas, artes gráficas, painéis solares, eletrodomés- ticos e muitas outras. Por essa razão, embora ra- ramente esteja sob os holofotes, os materiais ade- sivos têm altíssima relevância econômica e social. Os números da Adecol, empresa adquirida, indicam capacidade de pro- dução de 1,5 mil toneladas de adesivos por mês para diferentes mer- cados. Com laboratório de desenvolvimento próprio, a Adecol adapta produtos importados e matérias-primas ao mercado da América Latina. Em 2016, apresentou um valor de vendas de aproximadamente US$ 35,7 milhões. Para aprofundar o tema da aquisição, entrevistamos Steve Kenny, vice- -presidente sênior de mercados emergentes da HB Fuller. Kenny foi presidente da Divisão de Specialty Packaging na Pregis Corporation em 2008. Anteriormente, atuou como vice-presidente divisional e general manager para National Starch’s Vinamul Polymers Division na América do Norte; general manager para Chile; e business group director para Bondmaster Adhesives na Europe, Oriente Médio e África. Kenny é formado em Economia pela Universidade de Edimburgo. STEVE KENNY, VICE-PRESIDENTE SÊNIOR DE MERCADOS EMERGENTES DA HB FULLER

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=