Revista Graphprint - Edição 183

GRAPHPRINT Jan/Fev 2018 43 tamento, mais da metade dos entrevistados, o equivalente a 55%, pretende investir em algum tipo de inovação entre 2018 e 2020. Para 40% dos que desejam realizar esses investimentos, a motiva- ção principal apontada é poder “ganhar novos mercados”. Para ou- tros 24%, “aumentar a competitividade” do negócio é o principal objetivo. Isoladamente, o “aumento do faturamento” e o “aumento da rentabilidade” são os interesses que aparecem na sequência, com 19% e 16%, respectivamente. Neste cenário, quando questionados sobre o grau de inovação pre- sente no modelo de negócios de suas empresas, 70% dos entrevis- tados afirmam comandar empresas “inovadoras ou muito inovado- ras”; 16%, “pouco inovadoras”; e 13% apontaram estar à frente de empresas “tradicionais”. DIFICULDADES PARA INVESTIR Outro importante dado revelado na pesquisa foi em relação às principais dificuldades encontradas para investir em inovação. Ca- da entrevistado apontou três problemas. A dificuldade mais citada, por 24%, foi “obter linhas de crédito ou outras fontes de financia- mento”. Em seguida, aparece a opção “carga tributária, impostos, legislação e burocracia”, com 23% das citações, e a “incerteza sobre o futuro do país”, com 14%. “Pelo segundo ao consecutivo a pesquisa mostra que, mesmo dian- te das dificuldades encontradas, os empresários se mantêm con- fiantes e devem continuar investindo em inovação. Essa postura será determinante para impulsionar a retomada da economia no estado e no país”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP. Quanto à dificuldade sentida pelos empreendedores em encon- trar linhas de financiamento para inovação, o executivo diz que a agência está no caminho certo. “É uma realidade que está mu- dando. Ao dar início ao Movimento pela Inovação, em 2015, começamos a levar informação de qualidade e facilitar o acesso dos empreendedores paulistas ao crédito sustentável. Prova disso é que os financiamentos da Desenvolve SP para projetos inova- dores já atingiram a cifra de R$ 123,7 milhões em todo o Estado de São Paulo. Antes dos eventos, esse montante era de apenas R$ 13,1 milhões”, diz Santos. ESPECIALMENTE EM TEMPOS DE CRISE, INVESTIR EM INOVAÇÃO, SEJA ELA DISRUPTIVA OU INCREMENTAL, É A MELHOR ALTERNATIVA ENCONTRADA PELOS EMPRESÁRIOS PARA DRIBLAR OS SEUS EFEITOS NEGATIVOS

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