Revista Graphprint - Edição 183

GRAPHPRINT Jan/Fev 2018 39 Facebook, Google, Microsoft e Tencent, provavelmente irão encontrar situações em que suas influências tenham crescido tanto que é difícil criar novos cenários de valor. Isso, em última análise, leva a uma au- todestruição. Em uma estratégia de autointerrupção, a mudança surge como intenção proposital de chegar primeiro, mesmo que seja neces- sário destruir-se. Embora isso possa ser arriscado, o risco de estagnação pode ser ainda maior. Até o final de 2020, o setor bancário obterá US$ 1 bilhão em valor co- mercial a partir do uso de criptomoeda baseada em Blockchain. O valor combinado atual das criptomoedas em circulação em todo o mundo é de US$ 155 bilhões e essa quantia vem aumentando à medida que os tokens continuam a proliferar e o interesse do mercado cresce. Até 2022, a maioria das pessoas em economias maduras consumirá mais informações falsas do que verdadeiras. “Fake News” (notí- cias falsas) tornaram-se um grande tema político e de mídia mundial em 2017. Enquanto notícias falsas são atualmen- te de conhecimento público, é importante perceber que a extensão do conteúdo criado digitalmente, que não é uma representação factual ou autêntica da informação, vai muito além do aspecto das notícias. Para as organizações, essa ace- leração do conteúdo em um discurso dominado por mídias sociais apresenta um problema real. As empresas precisam não apenas monitorar de perto o que está sendo dito sobre suas marcas diretamente, mas também em quais contextos, para garantir que elas não estejam associadas a conteúdos prejudiciais ao valor de sua marca. Até 2020, a criação de “realidade falsa”, baseada em Inte- ligência Artificial (AI), vai superar a capacidade da AI de detectá-la, fomentando a desconfiança digital. Nos últimos 30 anos, a capacidade de criar e disseminar conteúdos sua- vemente ou abertamente alterados aumentou fortemente à medida que um grande número de pessoas obteve acesso à internet com pouco controle sobre a distribuição de con- teúdo. A próxima onda dessa distribuição será o conteúdo gerado por máquina. E TEM MAIS... Em 2021, mais de metade das organizações gastará mais por ano em criações de Bots e Chatbots do que com o desenvolvimentos de aplicativos tradicionais para disposi- tivos móveis. A atenção do usuário está se afastando de aplicativos individuais em dispositivos móveis e aparecen- do em tecnologias pós-aplicativo (post-app) emergentes, como Bots e Chatbots. Em 2021, 40% da equipe de TI serão versáteis, ocupando vários papéis, a maioria dos quais mais próxima das áreas de negócios e não de tecnologia. Os especialistas de TI repre- sentam 42% de toda a força de trabalho de TI em 2017, mas até 2019 o Gartner prevê que as contratações de especialistas em tecnologia de TI cairão em mais de 5%, já que as inicia- tivas de negócios digitais exigem um número crescente de profissionais versáteis de TI. Até 2020, as tecnologias de Internet das Coisas (IoT) esta- rá em 95% dos eletrônicos. Os compradores irão mover-se rapidamente para produtos de Internet de Coisas (IoT), e o interesse e a demanda por produtos habilitados para IoT crescerão rapidamente como bola de neve. Todo fornecedor deve, no mínimo, fazer planos para implementar a tecnolo- gia IoT em seus produtos, tanto para consumidores como para compradores de empresas.

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